
Imaginary film sets - after Swimming Pool (2003), by François Ozon, Carlos Lobo, 2007

Imaginary film sets - after Crash (1996), by David Cronemberg, Carlos Lobo, 2007

Imaginary film sets - after Paris Texas (1984), by Wim Wenders, Carlos Lobo, 2007
Imaginary film sets
Este meu novo projecto foi criado especificamente para o Solar, Galeria de arte Cinemática, e obedeceu a algumas premissas de orientação do projecto Solar. Um dos requisitos fundamentais ou ideais era a ligação do projecto à temática do cinema. Não se pretendia uma exposição de trabalhos já realizados ou exibidos, mas sim o desafio de criar um corpo novo de trabalho para a instalação no espaço do Solar de S. Roque.
Um dos projectos a expor intitula-se Imaginary film sets, e é composto por 5 imagens fotográficas que, como o nome indica, remetem para cenários de filmes. O ponto de partida desta série era a criação de imagens que tivessem um ambiente cinematográfico, ambiente esse que pudesse de alguma forma remeter para o nosso arquivo visual de filmes.
A partir de um exercício de memória, as fotografias apresentadas fornecem-nos alguns signos indiciais que nos permitem identificar determinadas cenas de filmes. No entanto, estes signos apenas nos fornecem pistas e meras hipóteses para cenários possíveis desses filmes. Uma vez que se tratam de cenários hipotéticos, a identificação dos filmes fornece ao espectador um índice, a partir do qual este pode construir ou recordar a acção passada nestes cenários. Trata-se de um jogo de memória. Mesmo desconhecendo os filmes referenciados, as imagens permitem ao espectador criar a sua própria narrativa e interpretação dos espaços físicos apresentados.
A escolha dos filmes resulta da minha paixão pelo cinema e pelo trabalho de determinados autores, assim como também a minha formação académica em audiovisuais. A minha prática fotográfica é fortemente influenciada pela linguagem cinematográfica, quer nos enquadramentos e composição das imagens, quer pelas temáticas dos trabalhos. A relação entre a fotografia e o cinema é uma relação de forte cumplicidade e são vários os realizadores que se servem de fontes da fotografia (Wim Wenders e a influência de fotógrafos como Walker Evans e William Eggleston no seu trabalho, por exemplo) e vice-versa. A série Imaginary film sets é o resultado dessa cumplicidade.
Carlos Lobo