"Everything is fine"

Daniel Martins

Daniel Martins

Everything is fine

Daniel Martins

22.11.2019 - 11.01.2020

A instalação ‘Everything is fine’ apresenta a destruição ética e material, a perda do mito de uma outra realidade, não menos atual, não menos apática. Uma negação de culpa passada, inerente a uma verdade incerta de espectro agitado.
Neste contexto, o espaço CAVE surge homonimamente como um lugar subterrâneo e escondido, colocado fora do olhar do cidadão, difícil de evocar contudo fácil de ignorar. Situado como um complemento de relação conceptual ao material fílmico da peça SØMA de Jonathan Uliel Saldanha.
O carácter pesado do espaço físico é construído como o elo de interseção entre o espectador e o pós-vida consciente e inorgânico. O espectador traz consigo o seu dever e incorpora a exoneração metafísica e vingativa do anterior, numa tentativa de libertação de uma consciência oculta e sacrificada.

Daniel Martins
Nascido em 1992 no Porto. Licenciado em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2015) e Pós-graduado em Design Digital na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (2016).
Em 2015, assumiu a sua prática artística ao fundar o estúdio SVÄR — duo multi-disciplinar de arte e design; onde esteve presente em exposições como “[y]why” (Paços de Conselho do Porto CMP) e “Louro e Bambú” (CAAA Guimarães). Em nome individual participou também em exposições como “Sem”, Galeria Painel (Porto 2015) e “Fantasy Direct, Pavillion I & II” (LARP: for The Wrong New Digital Art Biennale), em Hong Kong (China, 2017) e Yongma Land (Seul, Coreia do Sul, 2017); e em publicações como a primeira edição da revista Contemporânea intitulada “Crónicas de Arte”.
Em 2018 iniciou AALTAR, um sistema / estúdio criativo de arte e design, onde conjuga a sua prática multidisciplinar com a vontade colaborativa, abordando o design de uma forma autoral. AALTAR atua em diversas plataformas e subgéneros do design, tendo realizado projectos para Jonathan Uliel Saldanha, Gabriel Abrantes, Ermo e a label CANVAS.
www.daniel-martins.com www.aaltar.com

© 2019 Curtas Vila do Conde