Exposição

Solar — Galeria de Arte Cinemática

Regina Pessoa será o grande foco da 15ª edição da ANIMAR!


A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, acolhe a exposição da 15ª edição da ANIMAR, projeto de programação cultural de forte pendor educacional, com o objetivo de despertar o interesse do público de todas as faixas etárias, sobretudo o infanto-juvenil, para o mundo cinemático. A exposição, a decorrer de 15 de fevereiro a 6 de junho, terá um foco especial na obra “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” de Regina Pessoa, na comemoração dos 20 anos da carreira da cineasta. A inauguração da exposição ANIMAR 15 irá decorrer no dia 15 de fevereiro e contará com a presença da realizadora Regina Pessoa e o seu produtor, Abi Feijó, e também com Alexandre Siqueira, autor de “Purpleboy”, filme de animação que será outro dos motivos de interesse da exposição. Um trabalho colaborativo entre a equipa da Solar e os autores, a exposição apresentará instalações artísticas e uma mostra organizada dos mais diversos materiais que documentam o processo criativo e de produção dos filmes.


20 ANOS REGINA PESSOA

Instalação em torno do filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, incluindo construções com vários tipos de materiais, objetos, banda sonora e dispositivos diversificados elaborados a partir de ciclos de animação que integram o filme. Alguns apontamentos sobre os filmes anteriores, incluindo cartazes oficiais e brinquedos óticos, e, ainda, da obra gráfica da autora.O seu espaço de trabalho, reproduzido em detalhe, integra algumas das referências visuais mais importantes.

Purpleboy

Alexandre Siqueira

Um instalação ao ar livre que integra uma horta e que poderá ser alvo de intervenção de crianças e jovens da comunidade escolar local. Uma projeção sequencial que documenta as várias etapas da produção do filme, um ‘storyboard’ e uma compilação de música original composta a propósito.

© 2020 Curtas Vila do Conde