Galeria Solar - Pains sobre as tcnicas utilizadas no filme

Galeria Solar - Pains sobre as tcnicas utilizadas no filme

Histria Trgica com Final Feliz

Histria Trgica com Final Feliz

História Trágica com Final Feliz

Regina Pessoa, Portugal, 2005, cor, 7'46'' Tcnica de criao: gratage
H pessoas que, contra a sua vontade, so diferentes. Tudo o que desejam serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multido. H quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferena. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros... no corao. Neste novo filme quis continuar a usar a gravura, pois uma tcnica com um potencial grfico bastante atraente, nomeadamente ao nvel do jogo de luz e sombras que permite. Todavia, tendo aprendido com a experincia do meu filme anterior, era necessrio tornar mais leve e menos lento o trabalho de animao e finalizao. Assim sendo, partilhei o trabalho de execuo com outros 2 animadores e 3 intervalistas, finalizando os desenhos com uma pequena equipa de 6 pessoas que aplicaram uma tcnica de gravura especial, que tive de desenvolver para poder obter os resultados que procurava: os desenhos da animao eram fotocopiados sobre um papel especial, para cartazes, eram ento recobertos de tinta da china negra e depois raspados, o que lhes conferiu este aspecto muito prximo da xilogravura ou do scraper board. Para a finalizao recorremos ainda s potencialidades que o computador nos oferece, sobretudo para combinar os diferentes nveis da animao com os cenrios e efectuar um ou outro movimento de cmara. Regina Pessoa

Stuart

Stuart

Stuart

Stuart

Stuart

Zepe, Portugal, 2006, cor, 11'26'' Tcnica de criao: Tinta da china sobre papel
Deambulaes por uma Lisboa srdida e abandonada a partir da obra grfica de Stuart de Carvalhais. Stuart foi realizado inteiramente sobre papel e tinta da china.Todos os cerca de quinze mil desenhos que compem o filme foram traados a pincel, tal como a obra do autor que deu corpo ao filme.No se inveredou pela reproduo das ilustraes de Stuart, antes pela re-interpretao dos seus ambientes e vivncias ao longo dos anos 30-40. Por ltimo, a banda sonora foi criada em total paralelo com as deambulaes grficas do filme,numa narrativa livre em tudo semelhante a um dirio. O filme contrape a obra grfica de Stuart sua prpria errncia pelas vielas de Lisboa, uma cidade srdida e abandonada. Jos Pedro Cavalheiro

Selo ou no S-lo

Selo ou no S-lo

Selo ou no S-lo

Selo ou no S-lo

Selo ou não Sê-lo

Isabel Aboim Inglez, Portugal, 2005, cor, 9' Tcnica de criao: Pintura e desenho, animao de volumes, animao 2D
Ana criana, rapariga, adulta, alta, gorda, magra... Ana a parte de todos ns que de vez em quando acorda sem saber quem . Essa amnsia consciente que nos impele a viajar, a indagar, a procurar incessantemente, ainda que no seja claro ao que vamos e quem podemos encontrar. Na folha em branco inventa-se o Mundo. ,mas tambm pode no ser. Est aqui e ali tambm ? O desenho, a dvida, transporta, transforma a personagem, Ana, no espao onde a iluso se cria. Isabel Aboim

Bad Mirror na Galeria Solar

Bad Mirror na Galeria Solar

Bad Mirror - The Vicious Five

Bad Mirror - The Vicious Five

Bad Mirror - The Vicious Five

JANCL - Lus Alegre, Ricardo Nunes, Rui Pereira Jorge, Filipe Luz, Filipe Vale, Portugal, 2006, COR, V_MUS, 3'10 Tcnica de criao: Animao de desenhos sobre acetato
Videoclip Bad Mirror para os Vicious five. O processo de trabalho conduziu e determinou a forma final deste objecto. Iniciou-se pela filmagem (num estdio, com 3 cmaras) e posterior edio em vdeo, de forma tradicional. Posteriormente foram impressos todos os frames (4772). Distriburam-se as prints por 125 pessoas, que os desenharam, sobre papel vegetal, de formas diversas e com diferentes medias. Por ltimo, a digitalizao e sequenciao de todos os desenhos originou a edio final do clip, proporcionando um objecto singular que valoriza a interaco de mltiplos criadores e o regresso a um certo fazer analgico.

Pormenor da exposio na Galeria

Pormenor da exposio na Galeria

Fast Film

Fast Film

Fast Film

Virgil Widrich, ustria/Luxemburgo, 2003, cor, 14' Tcnica de criao: Animao de objectos de papel
Uma mulher sequestrada e um homem vem em seu salvamento, mas durante a sua fuga encontram-se nas matrizes secretas do inimigo. Fast Film uma perseguio realizada a partir de vrias perseguies, usando excertos de found-footage que depois so compilados e animados. Fast Film uma homenagem ao cinema clssico, no qual o realizador e a sua equipa desenvolveram o seguinte processo: foram impressas aproximadamente 65000 fotocpias a cor de 300 filmes clssicos, dos seus gneros mais conhecidos (terror, aco, western). A partir das imagens foram construdos objectos, como carruagens, cavalos, que, colocados num quadro foram animados num processo que durou cerca de dois anos.

© 2019 Curtas Vila do Conde