Instalação 30x1

30x1 uma composio audiovisual, uma pea evolutiva e mutante, desenvolvida para um espao onde se distribuem imagens e sons em articulao mecnica, no apresentando a mesma forma global em momentos temporais distintos. Toda a composio foi criada usando pares audiovisuais sincrticos, justapondo objectos sonoros e visuais com origens distintas mas com uma integrao comum. Mltiplos blocos audiovisuais com a durao fixa de um minuto estavam distribudos em 5 sries por um total de 15 ecrs, confrontando-se entre si e com o todo da composio. Cada srie estava fixada visualmente nos vrios espaos onde foi projectada, reas bem delimitadas no interior da galeria, suportes de onde a luz emanava ou de onde esta era reflectida, mas desenvolveu-se visual e auditivamente pela totalidade do espao, pois se frequentemente o campo de viso do espectador abarca mais do que um ecr, o som sempre emitido difunde-se por toda a rea envolvente a cada ecr. Apesar de composta por blocos pr-determinados, pr-gravados, a sequncia da composio era temporal e estruturalmente aberta: a sucesso em que os blocos de cada srie estavam apresentados e a composio final resultante dessa articulao audiovisual eram indeterminadas, sendo definidas a cada momento pelos algoritmos de aleatorizao dos leitores de DVD e pela influncia secundria que as caractersticas mecnicas de cada reprodutor tinham nos espaos de pausa entre as faixas e subsequentemente na flutuao da sincronia entre a reproduo de diferentes sries. Cada srie era composta num DVD distinto e a sucesso das faixas reproduzidas era determinada aleatoriamente pelo reprodutor. No foi programado nenhum tipo de limitao quanto sequncia resultante, logo, cada bloco poderia ser reproduzido sucessivamente sem que a totalidade da srie o fosse. Para cada bloco sonoro foram compostos dois blocos visuais alternativos, reduzindo assim ligeiramente a probabilidade de o mesmo par exacto de udio e vdeo ser repetido sequencialmente, mas nunca eliminando totalmente a possibilidade de isso vir a acontecer. Pela natureza do projecto era alis desejvel que assim fosse. A repetio e o loop so elementos de natureza distinta no domnio das imagens e do som, e, como a estrutura desta pea assentava sobretudo na repetio (no linear) de elementos, produzir mltiplos vdeos para cada faixa udio permite-nos aumentar a complexidade das possveis sequncias visuais - uma vez que no domnio das imagens onde somos mais sensveis ao loop. Mesmo que o nmero de blocos em cada srie fosse substancialmente menor (e o projecto contemplava inicialmente cerca de metade dos blocos actualmente usados), o resultado da aleatorizao no foi, por si s, a composio apresentada. Como esta estava distribuida por um espao complexo, subdividido em diversas salas, o percurso efectuado por esse espao era, ele tambm, um elemento compositor determinante, logo, igualmente determinante para a definio de cada experincia de leitura o prprio leitor, o espectador que circula na visita ao espao. Na leitura de cada blocofoi proposta uma pesquisa de momentos sncronos, nem sempre bvios ou imediatamente discernveis mas sempre existentes. O software programado para a criao dos vdeos analisa todas as frames de udio e interpola para cada frame de vdeo a amplitude sonora mxima, usando posteriormente estes valores como a base matemtica de variao integrada no sistema. O udio tem naturalmente uma muito maior expanso espacial, apesar de ser amplificado na mesma medida que o vdeo (ou at significativamente menos, em alguns casos). A sua natureza difusa, unidimensional e imaterial, permite que as diversas fontes se cruzem e se fundam a um nvel impossvel de atingir com o vdeo. Desta forma, a leitura de cada bloco audiovisual (mesmo que o campo visual do espectador no abranja mais do que um ecr) era inevitavelmente contaminada pelos sons adjacentes, nunca sendo permitida a escuta dos blocos isolados, enquanto a visualizao nesses termos , de facto, possvel. As diferentes peas apresentavam diversas variaes dos algoritmos com que foram geradas; as razes programticas comuns resultam em mltiplas afinidades audiovisuais, sinais de diversidade que relacionam todos os blocos em 30x1.

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