Exposio dedicada ao cineasta austraco Martin Arnold, que apresentou pela primeira vez a sua obra em Portugal em contexto expositivo, depois dos seus filmes Psycho e Alone. Life Wastes Andy Hardy terem sido exibidos em edies anteriores do Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. O percurso expositivo pelos vrios espaos da galeria foi construdo a partir da articulao entre duas tendncias que caracterizam diferentes momentos na obra de Arnold, sublinhando uma mudana em direco criao de instalaes vdeo para museus que caracteriza os ltimos seis anos da sua produo artstica, acompanhada por um progressivo abandono do seu trabalho enquanto cineasta que o notabilizou internacionalmente na dcada de 90. O primeiro ncleo era constitudo por Deanimated e Dissociated, concebidos em 2002 para a exposio que a Kunsthalle Wien dedicou ao artista. Estes trabalhos, a preto e branco, e apresentados como instalaes vdeo, em articulao com o espao onde so exibidos, tm como ponto de partida a manipulao de excertos de clssicos do cinema de Hollywood, remetendo-nos para uma fase anterior da sua obra no campo do cinema experimental. Alguns segundos de found footage constituem a matria-prima para a realizao de obras mais longas, marcadas pela desintegrao de narrativas resultante da transformao da imagem e da descoberta de emoes no expressas nos filmes, como acontece em Dissociated, onde Arnold explora os momentos escondidos entre os frames, desintegrando as sequncias e mostrando aspectos quase imperceptiveis da imagem. Na obra que deu ttulo exposio Deanimated, comissariada por Thomas Miegang, Arnold leva-nos a assistir, no numa falsa sala de cinema construda no interior do espao expositivo, ao desaparecimento das personagens do filme Invisible Ghost de 1941, atravs da manipulao e desintegrao dos mesmos. O confronto entre a obra Deanimated e Dissociated reflecte a substituio da situao de observao tradicional de cinema, resultante da utilizao de duplas projeces, liberta o observador da perspectiva central, levando-o a descobrir novos pontos de vista individual e janelas de tempo que exploram a simultaneidade dos eventos cinematogrficos. Os trabalhos mais recentes de Arnold prescindem da manipulao digital de excertos do cinema clssico americano que caracteriza as suas obras anteriores, dando lugar criao de instalaes que revelam uma maior aproximao vdeo art e performance, apresentadas em dptico ou trptico. A par da continuidade da utilizao do vdeo como elemento central do seu trabalho, surgem novos elementos, imagens a cor, filmadas pelo prprio artista. Jovens estudantes actuam perante a cmara, em situaes concebidas e documentadas em vrios ecrs, criando uma interaco entre as diferentes filmagens que explora a construo e a reconstruo do som e da imagem, e o desaparecimento, que constitui o elemento central de toda a sua obra, tal como sucede em Cloudy Insulin e Silent Winds. No mesmo tipo de registo, a sua obra mais recente, Coverversion, retoma a questo da desconstruo, semelhana do que acontece em Deanimated, no falso filme projectado na falsa sala de cinema, mas aqui com uma banda pop fake, os Milli Vanilli. No mbito desta exposio decorreu um conjunto de actividades paralelas integradas na programao do 16 Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. No dia 9 de Julho Martin Arnold apresentou os filmes Alone. Life Wastes Andy Hardy(1998), Passage lacte (1993) e Pice Touche (1989) no Auditrio Municipal de Vila do Conde, seguida de uma visita guiada exposio na Solar-Galeria de Arte Cinemtica.
 
Comissariado: Jos Nuno Rodrigues Organizao e produo: Curtas Metragens CRL Equipa de Produo: Davide Freitas, Joo Lopes, Jorge Barbosa, Pedro Cardoso, Pedro Moura Apoios e Divulgao: Hugo Ramos, Raquel Moreira Alto Patrocnio: Cmara Municipal de Vila do Conde, Ministrio da Cultura, Direco-Geral das Artes, Instituto do Cinema e do Audiovisual Apoio: Embaixada da ustria, Instituto Portugus da Juventude Design grfico: R2 design

© 2019 Curtas Vila do Conde