Na sua primeira apresentao institucional em Portugal, o artista britnico Graham Gussin (Londres, 1960) apresenta uma seleco de trabalhos de 1997 a 2008.
Neste contexto igualmente apresentada a interveno Film poster de 2008, obra indita e especificamente produzida para Vila do Conde.
Partindo da apropriao e da manipulao de imagens e narrativas literrias, da histria da arte e do cinema, Graham Gussin opera atravs de um rigoroso programa conceptual deslocaes para territrios de estranheza visual e perceptiva.
Ancorando-se num espectro diversificado de meios, onde se inclui o texto, o filme, o vdeo, o som e a instalao, a sua prtica desconstrutiva interroga recorrentemente o conceito de sublime mediante um trnsito contnuo entre o aparentemente prximo (a transparncia da imagem) e o efectivamente distante (a descodificao dos seus nexos narrativos).

O interesse de Graham Gussin na imagem cinematogrfica reside essencialmente no modo como esta preenche fisicamente o espao da recepo e como tambm acaba por ocupar o nosso inconsciente. Ao referenciar um universo culturalmente estabelecido, como sejam as imagens e os contedos narrativos do universo da fico cientfica ou dos filmes de terror, este artista vai acentuar o seu carcter ambguo ao sobrepor, cortar, inverter ou descontextualizar os seus elementos mais ou menos tipificados. Isto , ao criar mobiles com imagens de cenas de filmes de terror, por exemplo, est a associar ideias de leveza, transparncia e do sublime que seriam caractersticas nas obras de Calder -, com um contexto de uma violncia que no seu caso sempre mais sugerida do que explcita: na verdade, as imagens que utiliza so sempre imagens in-decisivas que tanto podem mostrar paisagens annimas, como locais que sabemos vir a constituir-se como palco das aces mais violentas.

As peas de texto tanto podem criar sucesses mais ou menos aleatrias de frases retiradas do universo cinematogrfico, onde normalmente aparecem num contexto de definio de espao ou tempo (por exemplo: h cinco anos atrs, ou numa terra distante), como jogar criativamente com ttulos literrios ou filmes para a construo de meta-narrativas que jogam com a estranheza como factor primordial de confronto com o espectador.

Nos seus filmes e vdeos Graham Gussin tanto manipula imagens da histria do cinema, como em Ambient Horror (Day of the Fifteen Dead Layers), de 2006, que um loop de cem minutos que torna o cran numa espcie de membrana fatdica para imagens hiper-transparentes de personagens que se vo aproximando e desvanecendo de forma fantasmtica, como pode criar armadilhas visuais de extrema eficcia: em Spill (primeira verso em 1999), um nevoeiro falso criado com gelo seco invade ameaadoramente uma paisagem semi-industrial e abandonada; tal como em muitas situaes de filmes de terror, passando pelos vdeoclips e a publicidade, este elemento torna-se numa espcie de personagem com vida prpria. No entanto, o modo como o autor monta o filme, em longos travellings, pode, ainda que paradoxalmente, sugerir um ambiente hipntico ao espectador, o que acaba por sublinhar a importncia que este artista d capacidade das imagens se afirmarem ambiguamente no momento da sua recepo, condicionada por factores to dspares quanto subjectivos.
Assim, a exposio de Graham Gussin no Solar Galeria de Arte Cinemtica vem acentuar e dar visibilidade, a partir de um exemplo de extremo rigor conceptual e sedimentado em obras de grande eficcia visual, ao modo como na contemporaneidade os artistas cada vez mais se aproximam do cinema e das linguagens cinemticas, num processo em que tambm se deve referir o percurso inverso, ou seja, aquele que tem aproximado muita da produo cinematogrfica coeva ao experimentalismo das artes visuais no domnio da imagem em movimento.
Miguel von Hafe Prez

Visita orientada por Miguel von Hafe Prez

16 de Novembro, domingo, 17h

Comissariado
Miguel von Hafe Prez
Coordernao e programao
Nuno Rodrigues
Organizao
Curtas Metragens CRL
Equipa de Produo
Davide Freitas, Joo Lopes, Jorge Barbosa, Pedro Cardoso
Apoios e Divulgao
Hugo Ramos, Raquel Moreira
Imprensa
Carolina Medeiros
Colaboradores
Adriana Rodrigues, Sofia Reis
Design Grfico
R2 design
Alto Patrocnio
Cmara Municipal de Vila do Conde
Ministrio da Cultura
Direco-Geral das Artes
Apoio
Instituto Portugus da Juventude

© 2019 Curtas Vila do Conde