Scratch, vídeo, 3 monitores, som, 1:17’, loop, 2009

Scratch, vídeo, 3 monitores, som, 1:17’, loop, 2009

Scratch

Scratch é um trabalho pensado para este espaço “de arte cinemática”, introduzindo uma ligação com a memória da película como objecto passível de ser sujeito a experiências sobre a sua própria matéria, ao contrário do digital, em que não existe matéria.

A Praça, vídeo, 3 projecções, som, tempos variados, loop, 2007-2009

A Praça, vídeo, 3 projecções, som, tempos variados, loop, 2007-2009

A Praça

A praça Djemaa el Fna em Marraquexe é desde sempre um encontro de pessoas e culturas. Aqui começa o deserto e finda aquilo a que chamamos de civilização. Hoje misturam-se aqui grupos de turistas, que acabam por ser a razão imediata da ainda existência deste fenómeno. O local está na lista dos “patrimónios intangíveis” da Unesco, devido à presença constante de contadores de histórias berberes, de músicos, de dançarinos, de pequenos circos, e foi cenário de algumas películas conhecidas. Esta instalação documental consiste em duas projecções diurnas e uma nocturna, que se entrecruzam e se relacionam de formas diferentes a cada visionamento, dado os seus tempos de reinício nunca coincidirem. O som das três filmagens é sobreposto no mesmo canal, maximizando uma experiência virtual de um espaço único e complexo na sua geometria e no seu aparente caos.

A Perfect Day, vídeo, projecção, som, 40´, loop, 2002-2005

A Perfect Day, vídeo, projecção, som, 40´, loop, 2002-2005

A Perfect Day

Baseado na escrita de Georges Perec, este vídeo é uma longa sequência de postais de céus azuis radiantes ao som de um curto loop do refrão da conhecida música de Lou Reed com o mesmo título. Ao espectador resta deixar-se embalar por este aborrecido e monocórdico trabalho em que imagens de praias sucedem a imagens de hotéis e estas a imagens de cidades e de montanhas intermináveis. O trabalho foi realizado e apresentado em Nova Iorque após o 11 de Setembro, que segundo uma testemunha “was such a perfect day”, e faz parte de uma série de trabalhos com este título.

Theresienstadt, vídeo, projecção, som, 90', loop, 2007

Theresienstadt, vídeo, projecção, som, 90', loop, 2007

Theresienstadt

Através de uma tintagem e de um desacelaramento da velocidade dos restos da película desaparecida, recuperando assim a suposta duração original, este trabalho tenta encontrar alguma verdade nos excertos que restam de um filme de propaganda nazi sobre um campo de concentração modelo. Este trabalho insere-se em Terezín, um largo projecto editado em livro e dvd.

Now Remember, vídeo, 6 i-pod, som, +/-15’ cada, loop, 2008

Now Remember, vídeo, 6 i-pod, som, +/-15’ cada, loop, 2008

Now Remember

Seis monólogos inspirados por Georges Perec. Seis pessoas foram colocadas em frente de uma câmara e tiveram quinze minutos improvisados para recordarem livremente o passado, o presente e o futuro. Ao serem apresentados em i-pods, permitindo assim apenas o visionamento e a audição por uma pessoa só, estes trabalhos transportam novamente as reminiscências pessoais de cada entrevistado, que se tornaram públicas ao serem registadas, para a memória pessoal e para a experiência singular de cada espectador.

What is left is right, what is right is wrong, vídeo, monitor, som, 5.15', loop, 2009

What is left is right, what is right is wrong, vídeo, monitor, som, 5.15', loop, 2009

What is left is right, what is right is wrong

Um exercício a partir de uma cena de Fred Astaire em Casamento Real, em que foi utilizada uma técnica de cenário e câmara rotativos, para simular ausência de gravidade. O mesmo sistema foi mais tarde utilizado e potenciado por Stanley Kubrick em 2001-Odisseia no Espaço para o mesmo efeito. Neste vídeo, a imagem e o som são invertidos, verticalmente e horizontalmente, provocando uma sensação de desfasamento e estranheza.

A Perfect Day at Wannsee, vídeo, projecção, som, 27.43’, loop, 2008

A Perfect Day at Wannsee, vídeo, projecção, som, 27.43’, loop, 2008

A Perfect Day at Wannsee

A Perfect Day at Wannsee insere-se em várias temáticas abordadas anteriormente, nomeadamente os vários projectos que integram a série A Perfect Day e os trabalhos em torno da história de família e da memória do nazismo. A 20 de Janeiro de 1942, um grupo de oficiais superiores reuniu-se numa das luxuosas residências perto do lago Wannsee. A razão para este encontro era o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis e acelerar o desaparecimento de todos os judeus na Europa, A “solução final para a questão judaica” é assim parte fundamental da minuta da Conferência de Wannsee, que omite e substitui por eufemismos as palavras extermínio, aniquilação, assassínio ou liquidação. Nesta reunião foi igualmente decidida a criação do campo de concentração de Theresienstadt. A Perfect Day at Wannsee é construído a partir de um plano e do seu contra-campo. A primeira parte, uma imagem distante e bucólica da praia do outro lado do lago, é rodada a partir do terraço da casa onde a conferência nazi teve lugar. A segunda parte do vídeo é filmada no lado oposto, na praia de Wannsee e é apenas nos últimos minutos do vídeo que temos uma visão integral da casa, enquanto escutamos uma voz em alemão através dos altifalantes anunciar o fim do dia aos banhistas. Este trabalho foi concebido a partir de uma recordação de um jovem judeu americano: quando se encontrava em Berlim por alguns meses, foi convidado para um dia de banhos por uns amigos alemães. Quando lá chegaram percebeu que estes o tinham levado a um local, cujo nome conhecia há muito e que estava directamente ligado à morte dos seus antepassados.

A Ausência, vídeo, projecção, som, 20.26’, loop, 2009

A Ausência, vídeo, projecção, som, 20.26’, loop, 2009

A Ausência

Inspirado em La Disparition de Georges Perec, um romance escrito sem utilizar a letra E, este trabalho consiste numa remontagem do clássico A Bout de Souffle de Jean-Luc Godard, na qual todos os planos com a personagem principal, o papel de Jean-Paul Belmondo, desapareceram. O que resta nesta ausência é a nossa memória cinematográfica, que, instintivamente, tenta preencher este vazio, à volta do qual tudo parece girar.

Lichtspiele, 3 caixas de luz, 2009

Lichtspiele, 3 caixas de luz, 2009

Lichtspiele

A palavra alemã original para cinema “jogo de luz”, é aqui relembrada para denominar estes trabalhos, que reutilizam fragmentos de película cinematográfica aplicados em caixas de luz. Estes bocados de filme remetem para a construção e projecção de um filme ao incluírem fotogramas da claquete e instruções para o projeccionista e ao serem suspensos artesanalmente com a fita autocolante utilizada normalmente em rodagens de cinema.

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