Scratch, vdeo, 3 monitores, som, 1:17, loop, 2009

Scratch, vdeo, 3 monitores, som, 1:17, loop, 2009

Scratch

Scratch um trabalho pensado para este espao de arte cinemtica, introduzindo uma ligao com a memria da pelcula como objecto passvel de ser sujeito a experincias sobre a sua prpria matria, ao contrrio do digital, em que no existe matria.

A Praa, vdeo, 3 projeces, som, tempos variados, loop, 2007-2009

A Praa, vdeo, 3 projeces, som, tempos variados, loop, 2007-2009

A Praça

A praa Djemaa el Fna em Marraquexe desde sempre um encontro de pessoas e culturas. Aqui comea o deserto e finda aquilo a que chamamos de civilizao. Hoje misturam-se aqui grupos de turistas, que acabam por ser a razo imediata da ainda existncia deste fenmeno. O local est na lista dos patrimnios intangveis da Unesco, devido presena constante de contadores de histrias berberes, de msicos, de danarinos, de pequenos circos, e foi cenrio de algumas pelculas conhecidas. Esta instalao documental consiste em duas projeces diurnas e uma nocturna, que se entrecruzam e se relacionam de formas diferentes a cada visionamento, dado os seus tempos de reincio nunca coincidirem. O som das trs filmagens sobreposto no mesmo canal, maximizando uma experincia virtual de um espao nico e complexo na sua geometria e no seu aparente caos.

A Perfect Day, vdeo, projeco, som, 40, loop, 2002-2005

A Perfect Day, vdeo, projeco, som, 40, loop, 2002-2005

A Perfect Day

Baseado na escrita de Georges Perec, este vdeo uma longa sequncia de postais de cus azuis radiantes ao som de um curto loop do refro da conhecida msica de Lou Reed com o mesmo ttulo. Ao espectador resta deixar-se embalar por este aborrecido e monocrdico trabalho em que imagens de praias sucedem a imagens de hotis e estas a imagens de cidades e de montanhas interminveis. O trabalho foi realizado e apresentado em Nova Iorque aps o 11 de Setembro, que segundo uma testemunha was such a perfect day, e faz parte de uma srie de trabalhos com este ttulo.

Theresienstadt, vdeo, projeco, som, 90', loop, 2007

Theresienstadt, vdeo, projeco, som, 90', loop, 2007

Theresienstadt

Atravs de uma tintagem e de um desacelaramento da velocidade dos restos da pelcula desaparecida, recuperando assim a suposta durao original, este trabalho tenta encontrar alguma verdade nos excertos que restam de um filme de propaganda nazi sobre um campo de concentrao modelo. Este trabalho insere-se em Terezn, um largo projecto editado em livro e dvd.

Now Remember, vdeo, 6 i-pod, som, +/-15 cada, loop, 2008

Now Remember, vdeo, 6 i-pod, som, +/-15 cada, loop, 2008

Now Remember

Seis monlogos inspirados por Georges Perec. Seis pessoas foram colocadas em frente de uma cmara e tiveram quinze minutos improvisados para recordarem livremente o passado, o presente e o futuro. Ao serem apresentados em i-pods, permitindo assim apenas o visionamento e a audio por uma pessoa s, estes trabalhos transportam novamente as reminiscncias pessoais de cada entrevistado, que se tornaram pblicas ao serem registadas, para a memria pessoal e para a experincia singular de cada espectador.

What is left is right, what is right is wrong, vdeo, monitor, som, 5.15', loop, 2009

What is left is right, what is right is wrong, vdeo, monitor, som, 5.15', loop, 2009

What is left is right, what is right is wrong

Um exerccio a partir de uma cena de Fred Astaire em Casamento Real, em que foi utilizada uma tcnica de cenrio e cmara rotativos, para simular ausncia de gravidade. O mesmo sistema foi mais tarde utilizado e potenciado por Stanley Kubrick em 2001-Odisseia no Espao para o mesmo efeito. Neste vdeo, a imagem e o som so invertidos, verticalmente e horizontalmente, provocando uma sensao de desfasamento e estranheza.

A Perfect Day at Wannsee, vdeo, projeco, som, 27.43, loop, 2008

A Perfect Day at Wannsee, vdeo, projeco, som, 27.43, loop, 2008

A Perfect Day at Wannsee

A Perfect Day at Wannsee insere-se em vrias temticas abordadas anteriormente, nomeadamente os vrios projectos que integram a srie A Perfect Day e os trabalhos em torno da histria de famlia e da memria do nazismo. A 20 de Janeiro de 1942, um grupo de oficiais superiores reuniu-se numa das luxuosas residncias perto do lago Wannsee. A razo para este encontro era o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos disponveis e acelerar o desaparecimento de todos os judeus na Europa, A soluo final para a questo judaica assim parte fundamental da minuta da Conferncia de Wannsee, que omite e substitui por eufemismos as palavras extermnio, aniquilao, assassnio ou liquidao. Nesta reunio foi igualmente decidida a criao do campo de concentrao de Theresienstadt. A Perfect Day at Wannsee construdo a partir de um plano e do seu contra-campo. A primeira parte, uma imagem distante e buclica da praia do outro lado do lago, rodada a partir do terrao da casa onde a conferncia nazi teve lugar. A segunda parte do vdeo filmada no lado oposto, na praia de Wannsee e apenas nos ltimos minutos do vdeo que temos uma viso integral da casa, enquanto escutamos uma voz em alemo atravs dos altifalantes anunciar o fim do dia aos banhistas. Este trabalho foi concebido a partir de uma recordao de um jovem judeu americano: quando se encontrava em Berlim por alguns meses, foi convidado para um dia de banhos por uns amigos alemes. Quando l chegaram percebeu que estes o tinham levado a um local, cujo nome conhecia h muito e que estava directamente ligado morte dos seus antepassados.

A Ausncia, vdeo, projeco, som, 20.26, loop, 2009

A Ausncia, vdeo, projeco, som, 20.26, loop, 2009

A Ausência

Inspirado em La Disparition de Georges Perec, um romance escrito sem utilizar a letra E, este trabalho consiste numa remontagem do clssico A Bout de Souffle de Jean-Luc Godard, na qual todos os planos com a personagem principal, o papel de Jean-Paul Belmondo, desapareceram. O que resta nesta ausncia a nossa memria cinematogrfica, que, instintivamente, tenta preencher este vazio, volta do qual tudo parece girar.

Lichtspiele, 3 caixas de luz, 2009

Lichtspiele, 3 caixas de luz, 2009

Lichtspiele

A palavra alem original para cinema jogo de luz, aqui relembrada para denominar estes trabalhos, que reutilizam fragmentos de pelcula cinematogrfica aplicados em caixas de luz. Estes bocados de filme remetem para a construo e projeco de um filme ao inclurem fotogramas da claquete e instrues para o projeccionista e ao serem suspensos artesanalmente com a fita autocolante utilizada normalmente em rodagens de cinema.

© 2020 Curtas Vila do Conde