10.02 - 20.05.2018

ANIMAR 13

 

Visitas guiadas à exposição

As visitas guiadas pretendem contextualizar as obras exibidas, motivar o observador a fazer associações e identificações na perspectiva de acolher diferentes modos de expressão e comunicação, possibilitando a criação de leituras multidisciplinares a partir do cruzamento entre o cinema e as outras artes.

De Segunda a Sexta-feira.
Horário a definir mediante reserva
Duração: entre 60 a 90 min.
 

Visitas guiadas à exposição com

exercício de imagem em movimento

As visitas guiadas acompanhadas de exercícios de imagem em movimento, além de contextualização das obras exibidas tem uma componente prática, que procura estimular o diálogo entre a obra de arte e o observador, através da realização de exercícios de pixilação.

2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.
Duração: entre 90 a 120 minutos
 

Apresentações “Animar 13” nas escolas

Apresentação das actividades e de pequenos filmes.

duração: 60 minutos
De 2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.
 

Oficinas de brinquedos ópticos

nas escolas

Pré-Escolar e Ensino Básico:

Introdução ao cinema de animação através da construção de diferentes dispositivos ópticos, como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Caleidoscópio e o Anamorfismo.
Objectivos: ilustrar os princípios da ilusão do movimento animado; desenvolver a imaginação, criatividade e o sentido estético; exploração plástica do desenho; e ampliar a cultura visual através da experiência da imagem em movimento e da sua relação com o vídeo e o cinema.
Duração: 90 minutos, segunda a sexta, horário a definir mediante reserva.

Ensino Básico e Ensino Secundário:

Construção de dispositivos ópticos como o Holograma e o Anamorfismo e introdução aos princípios do movimento animado através da construção dos diferentes de dispositivos como o Zootrope, o Flipbook e o Fenacistiscópio.
Objetivos: a percepção da imagem e a ilusão de movimento, exploração plástica do desenho, desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através de experiências ópticas e de imagens em movimento; conceber organizações espaciais dominando as regras elementares da composição.
Duração: 90 minutos, segunda a sexta, horário a definir mediante reserva.

 

Oficinas de iniciação

ao cinema de animação

Exercícios de stop-motion e pixilação.

Ensino Pré Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário

Pixilação:A oficina de Pixilação permite aos participantes a descoberta desta técnica de cinema de animação, aprendendo a animar objectos e o próprio corpo em movimentos e situações irreais.
Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de Pixilação; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, reconhecer a riqueza expressiva, plástica e narrativa do cinema de animação; ler, interpretar e construir narrativas visuais.

Duração: 90 minutos, segunda a sexta, horário a definir mediante reserva

Ensino Básico e Ensino Secundário:

Stop Motion: introdução ao cinema de animação através da técnica em stopmotion, com recurso a marionetas, recortes, desenhos, bonecos, plasticina, ou outros objetos.
Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de stop motion; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, ensaiar formas de expressividade, integrando e relacionando técnicas, materiais e meios de expressão para criar, recriar e reinventar.

Duração: 90 minutos, segunda a sexta, horário a definir mediante reserva

 

Sessões de cinema

Teatro Municipal de Vila do Conde, sala 2

A par da exibição de obras na Solar e da organização de visitas guiadas, este projeto integra um programa de cinema para alunos de diferentes faixas etárias, normalmente realizado em cooperação com entidades nacionais e estrangeiras com experiência no campo da educação pela imagem em movimento.

Sessões disponíveis:

Panorama Amiguinhos
Classificação étaria: maiores de 3 anos
O Short Circuit – rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens – propõe, uma vez mais, e através das escolhas dos seus membros, um conjunto de filmes de vários países europeus a pensar nos mais pequenos: esta é uma sessão para maiores de 3 anos.

Panorama Histórias Animadas
Classificação étaria:maiores de 9 anos
Conjunto de filmes que explora a diversidade de técnicas de animação e de narrativas.

Calendário para marcações
: 6 e 7 de Março
18 e 20 de Abril

Horário das sessões: 10h-12h30 / 15h-18h
Duração: 60 minutos
Público Alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico
 

Sessões de cinema nas escolas

Em simultâneo com as sessões de cinema concebidas para a Sala 2 do Teatro Municipal de Vila do Conde, o projecto Animar garante as mesmas sessões nas escolas.

2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.
Duração:60 minutos
 

Apresentações “Antes do Filme”

Teatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2

Apresentações feitas por realizadores, no qual convidamos a comunidade escolar a conhecer e debater as ideias e processos trabalhados nos seus filmes.

De Terça a Sexta-feira
horário a definir mediante a reserva.

© 2018 Curtas Vila do Conde