LE PASSEUR

2008
16mm transferido para video HD, video HDV, cor, som, 34 min. 30 seg.
Realização, argumento e montagem: Filipa César
Assistente de montagem: Bruno Grilo
Fotografia: Aurélio Vasques
Assistente de Fotografia: João Miguel Branco
Edição de Som: Magnus Pflüger
Engenheiro de Som: Raquel Jacinto
Operador Steadycam: Gonçalo Colaço
Legendagem: Chris Foster
Produção: Alexandre Azinheira
Com: Manuel José Carrilho de Simas Santos, Candida Laurinda Alves de Simas Santos, Marcelo Correia Ribeiro, José Teixeira Gomes

Dois filmes, projectados em cada um dos lados do mesmo ecrã de dupla face. A visualização de um filme oculta a visualização do outro. Num, quatro pessoas contam as suas actividades como passadores envolvidos na emigração clandestina, por motivos políticos e de deserção, entre 1971 e 1975; no outro, três diferente planos de sequência intersectam o rio trancoso, um afluente do Rio Minho que marca a fronteira entre portugal e espanha, palco das passagens clandestinas .

ALLE DER KOSMONAUTEN

2007
16mm transferido para vídeo HD, colour, sound, 8 min. 17 seg.
Realização: Filipa César
Fotografia: Matthias Biber
Assistente de Fotografa: Andy Haas
Operador de Grua: Arne Hartländer
Assistente de Grua: Martin Hanselmayr
Produção: Nina Sang
Produtor Associado: Wassili Zygouris

Allee der Kosmonauten é uma avenida na Berlim-Leste, baptizada para celebrar os astronautas, o soviético Waleri Bykowski e o alemão Sigmund Jähn, pela suas participações no plano espacial soviético em 1978. O filme é um longo plano sequência (usando o desenrolar de uma bobine de película de 16 mm sem montagem) que atravessa a avenida acompanhando o cenário de cidade dormitório, com a sua arquitectura da construção modular (Plattenbau) onde os edifícios caracterizam a economia da construção típica dos então países de leste. Durante o percurso, a certa altura, a imagem em movimento cede à falta de gravidade e eleva-se a 15 metros de altura.

© 2019 Curtas Vila do Conde