IMITATIONS OF LIFE

IMITATIONS OF LIFE

IMITATIONS OF LIFE

IMITATIONS OF LIFE

IMITATION OF LIFE
Canadá, 2003, vídeo, 75’
Realização, argumento, produção: Mike Hoolboom
Com: Bill Evans, Janieta Eyre, Jack Daniels Fuller, Ken Thompson, Kika Thorne
Um reprocessamento extraordinário da história das imagens em movimento: dos filmes de ficção de Hollywood às newsreels, do documentário aos trabalhos científicos. Trata-se de um comentário situacionista, através da forma divertida e iconoclasta como desvia as obras em causa e, ao mesmo tempo, de uma tentativa hercúlea para fazer emergir uma outra história a partir deste magma de imagens. Em dez capítulos, Hoolboom dá consistência a sonhos e pesadelos com os quais constrói uma reflexão política e poética.Imitations of Life filtra a infância através da história da reprodução, seleccionando imagens que vão dos filmes dos irmãos Lumière até à actualidade, com o objectivo de encontrar o futuro no nosso passado. Aqui vemos crianças de filmes enquanto imagens, aquelas que nos sobreviverão, a quem é conferido o legado do enquadramento e da imagem que ajudaram a dar forma às suas vidas, e a sua capacidade para chorar a morte daqueles que já não estão presentes para as compartilhar.
Imitations of Life é composto por dez partes: In the Future (3‘), Jack (15‘), Last Thoughts (7‘), Portrait (4‘), Secret (2‘), In My Car (5‘), The Game (5‘30”), Scaling (5‘), Imitation of Life (21‘), Rain (3‘30”).

5 Novembro, 21:45, Passos Manuel, Porto
7 Novembro, 19:30, Cinemateca Portuguesa, Lisboa

PUBLIC LIGHTING

PUBLIC LIGHTING

PUBLIC LIGHTING
Canadá, 2004, vídeo, 76’
Realização, argumento, produção: Mike Hoolboom
Com: Esma Mouhktar, Ken Thompson, Steve Reinke, Carolynne Hew, Sue Tran, Hiro Kanagawa, Liisa Repo-Martell.
Public Lighting examina a actual obsessão dos media com as biografias, oferecendo os “seis diferentes tipos de personalidade” (o obsessivo, o narcisista…) enquanto case studies, miniaturas e possíveis exemplos. Uma intervenção entre a fotografia, o retrato, o auto-retrato, o tempo, a memória, a linguagem e o espaço público. Public Lighting é a introdução ideal à técnica de colagem audiovisual de Hoolboom. São seis capítulos que conjugam found footage, texto, home movies, narrações múltiplas em voz-off, fotografias antigas e um espectro musical que vai de Madonna a Philip Glass.

21 Outubro, 21:30, Auditório Municipal de Vila do Conde
5 Novembro, 15:30, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto
8 Novembro, 19:30, Cinemateca Portuguesa, Lisboa

© 2019 Curtas Vila do Conde