Vdeo killed the painting stars#8 (newton), video, 558, loop, 2007

Vdeo killed the painting stars#8 (newton), video, 558, loop, 2007

Vdeo killed the painting stars#5 (morimura), video, 551, loop, 2007

Vdeo killed the painting stars#5 (morimura), video, 551, loop, 2007

ICONOFILIA #1, video, 520, 2007

ICONOFILIA #1, video, 520, 2007

O vdeo est entre a fotografia e a pintura, em termos de materialidade: conserva a fisicalidade dos materiais (textura, pigmentos, etc.), aproximando-se da pintura, mas tambm da fotografia pelo formato, cor e facilidade de acesso. "Video killed the painting stars" uma abordagem iconoclasta a algumas imagens basilares da histria das artes visuais, em 11 vdeos. Ou porque se destroem obras, ou porque se modificam, ou porque a aco acrescenta novas camadas criando uma nova obra, radicalmente diferente da original. Em peas como "Video killed the painting stars"#2 (Manet), (o quadro original importante porque coloca o espectador dentro do quadro atravs do olhar da figura central) desmonta-se o "erro" de perspectiva das figuras no espelho que reforam a incerteza do que estamos a ver: Quem v e que que visto? O vdeo corrige a perspectiva deixandonos a ss com a empregada do Foly Bergeres: somos ns, agora (espectador contemporneo) que somos seduzidos pelo seu olhar. um novo Manet inacabado porque nem tudo foi corrigido. Em "Video killed the painting stars"#3 (Wall) (remake do quadro de Manet) anula-se o efeito de espelho e coloca-nos na verdadeira posio do espectador, consciente do "truque". "Video killed the painting stars" toma como ponto de partida a ideia de que h em ns uma pulso destruidora da imagem, substanciada por inmeros exemplos ao longo da histria do homem: desde Jesus a expulsar os vendilhes do templo, passando pela iconoclastia luterana ou pela exploso do budas afegos at Mr. Bean apagando a cara da me de Whistler. O autor investiu-se desta pulso destruidora e transformadora e escolheu obras significativas da cultura visual do nosso tempo. Para tal usou a classificao dos diversos tipos de iconoclastas referidos por Bruno Latour em What is iconoclash? Or is there a world beyond the image wars?. Assim temos iconoclastas clssicos que no aceitam as imagens como mediadoras do conhecimento e que consideram fundamental a sua erradicao total; outros pensam que no se deve extrair uma imagem da torrente de imagens e isol-la; outros atacam ou censuram as imagens pelo seu valor simblico para os outros e no por serem imagens; outros, simplesmente destroem para construir de novo, e ainda, outros usam a provocao e a irreverncia para afirmar a sua independncia em relao imagem. A experimentao e a investigao deste projecto tambm levou o autor a criar uma nova srie de vdeos chamados Iconofilia (da qual se mostram dois) e que reflectem, no a ideia comum da obsesso pela imagem mas sim, a perseguio da verdadeira imagem, da imagem perfeita numa procura de objectividade e verdade.
 
Comissariado: Nuno Rodrigues Organizao e produo: Curtas Metragens CRL, Nuno Rodrigues, Mrio Micaelo, Miguel Dias, Dario Oliveira Equipa de Produo: Davide Freitas, Pedro Cardoso, Pedro Maia, Jorge Barbosa Apoios e divulgao: Hugo Ramos, Raquel Moreira Contedos website: Adriana Castro Design Grfico:Joo Faria@ drop Apoios : Cmara Municipal de Vila do Conde, Ministrio da Cultura/Instituto das Artes Colaborao: Arte Capital, Plataforma Revlver

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