Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

Don't they ever stop migrating?, Jean Breschand, 2007

JEAN BRECHAND - DONT THEY EVER STOP MIGRATING ?
Concebido para a exposio Under Hitchcock.
Descrio tcnica: percurso sonoro e visual constitudo por 6 fontes sonoras e uma cmara escura; still de 'Psycho', de Alfred Hitchcock( 1960). Bandas sonoras provenientes de diversos filmes, entre os quais: 'To Catch a Thief', 'North by Northwest', 'Psycho', 'The Birds', 'Marnie', 'Frenzy', 'Family Plo't. Loops de cerca 15 e 45 segundos.

'Dont they ever stop migrating ?' consistia num percurso constitudo por diversas fontes sonoras repartidas por diferentes espaos at uma cmara escura onde era projectado sobre um ecr a imagem silenciosa de um clebre crime: um buraco, preto no branco, o do ralo de evacuao do chuveiro de 'Psycho'. As fontes sonoras eram sete: gritos (de pssaros), rangeres, sobressaltos sons de ambiente provenientes de diferentes filmes: 'To Catch a Thief', 'North by Northwest', 'Psycho', 'The Birds', 'Marnie', 'Frenzy', 'Family Plot'.
Melanie est inquieta: traz a ferida de um primeiro ataque e os primeiros bandos de pssaros j passam sobre a cidade. At aqui, distantes nos cus ou atrs das grades das gaiolas, os pssaros comeam a mudar a natureza: tornam-se numa imagem. Todos os filmes de Hitchcock tm apenas um modelo: o grito dos pssaros. So eles que escutamos desde os primeiros filmes sonoros, esto no centro de todos os filmes; cada crime rasga o vu da realidade, exactamente como os pssaros despedaam os homens. E, de um filme para outro, os planos proliferam, planos retirados da histria, dissociados dos corpos, surgindo como um golpe de asa perante os nossos olhos siderados.
Os sons evaporam-se dos planos e os planos nascem dos sons, planos que so gritos e gritos que so vises: uma imagem no tem natureza prpria, nasce sempre da imaginao.

Or, il se pourrait que limage soit du rgne animal
Fernand Deligny

Phoenix Tapes, # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

CHRISTOPH GIRARDET - PHOENIX TAPES
'Phoenix Tapes' mostra excertos remontados de filmes de Alfred Hitchcock, em captulos baseados numa seleco pessoal dos vrios leitmotifs dos filmes de Hitchcock. A consequncia desta opo passa no s pelo realar das obsesses de Hitchcock com certo tipo de movimentos repetitivos e com simbologias de grande carga visual mas tambm pela sugesto de que estas aces so parte de uma linguagem gestual universal que compreende formas de comunicao tanto cinematogrficas como quotidianas. A instalao era constituda pelas sequncias 'Burden of Proof' e 'Derailed'.
Burden of Proof: Uma miscelnea de grandes planos e uma homenagem magia e beleza dos detalhes que se podem encontrar nas obras de Hitchcock. O filme segue a pista dos temas principais nos filmes da carreira de Hitchcock.
Derailed: A montagem dinmica de 'Derailed' confronta o espectador (e o protagonista do filme: um passageiro de combio que dorme) com imagens sombrias e de sonho envoltas em planos de locomotivas a vapor e peas de maquinaria em movimento uma fbrica de sonhos monstruosa que liberta os cones perturbadores da angstia existencial.

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

Looking for Alfred, Johan Grimonprez, 2005

JOHAN GRIMONPREZ - LOOKING FOR ALFRED
Esta instalao vdeo o ltimo trabalho concludo por Johan Grimonprez (realizador de 'Dial H-I-S-TO-R-Y') dentro da pesquisa que actualmente prossegue sobre a figura de Alfred Hitchcock (em work in progress esta a longa-metragem 'Double-Take', que poder vir a ser apresentada em Under Hitchcock, em Vila do Conde, como estreia mundial).' Looking for Alfred' foi filmado nos interiores do Palais des Beaux-Arts em Bruxelas onde numa labirntica perseguio de duplos combina o suspense to caro a Hitchcock a reminiscncias do surrealismo de Ren Magritte. As imagens so uma combinao de stills e fotografias algumas das quais foram tiradas durante as filmagens em Bruxelas e outras nos vrios screen tests que tiveram lugar em Londres, Gand, Roterdo, Los Angeles e Nova Iorque.
"Eu pensava que estava a salvo at que vocs apareceram e desenterraram todos aqueles ssias do Hitchcock. Agora temos de encontrar uma maneira de nos desfazermos deles..." - Ron Burrage, ssia profissional de Hitchcock. Qual o teu filme do Hitchcock preferido? Obcecado com a desconstruo da nossa viso corrupta dos media, das celebridades e das aparncias, Johan Grimonprez reuniu um bando desconcertante de ssias de Hitchcock, espantosos na cicunferncia abdominal e difceis na atitude, numa cruzada para encontrar o exemplar mais fiel. A dimenso desta faanha s tem correspondncia no seu enredo diablico mas sofisticado - film-los quer no papel de Hitchcock quer como eles prprios - enquanto os aspirantes a doppleganger representam uma srie de conhecidos cameos que Hitchcock fez nos seus filmes. O resultado pode ser visto como o destronar do Mestre do Suspense ou uma celebrao de iconografia. Mas no se preocupem em tomar banho antes de ver o filme!

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'Helice, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Portrait a L'ecume, Laurent Fievet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

Lovely Memories, Laurent Fivet, 2007

LAURENT FIVET
Potrait a l'Helice
Tcnica : Vdeo, cor, s/ som e 3 ventoinhas. A montagem utilizou um curtssimo excerto de 'North by Northwest', de Alfred Hitchcock (1959) e diversos detalhes de 'The Shipwreck'. de J.M.W. Turner (1805). Durao: 36 45 em loop; assistncia tcnica e de montagem: Cdric Jouan; assistncia tcnica montagem da instalao: Davide Freitas.
Esta obra foi criada em 2006 mas apresentou-se pela primeira vez sob a forma de exposio em Under Hitchcock.

A instalao associava, por meio de uma sobre-impresso, um grande plano de Eve Kendall (interpretada por Eva Marie Saint em 'North by Northwest') e uma paisagem martima de Turner, intitulada 'The Shipwreck', que representava diversas embarcaes capturadas por uma tempestade. O plano onde aparece a herona do filme foi apresentado num ecr suspenso, disposto em diagonal relativamente ao espectador. Trs ventoinhas funcionavam na direco do ecr e por vezes iniciavam o seu movimento com a chegada dos visitantes. Totalmente concebido em torno da ideia de corte, a montagem fez uma declinao de inmeras propostas que confrontavam o enquadramento de Hitchcock com diversos detalhes da composio de Turner. Quase imvel no incio do vdeo, o rosto de Eve animava-se gradualmente e comeava por rodar, mimetizando o movimento giratrio das hlices das ventoinhas, como se procurasse o olhar dos visitantes escondidos na penumbra. A instalao estabelecia uma relao, implicitamente directa, entre o sopro das ventoinhas e a representao da tempestade no quadro de Turner. A deslocao do ar provocada pela rotao das hlices era exposta no seio de um dispositivo cenogrfico e era o principal elemento que subvertia a calma aparente do retrato. Enquanto que Eve Kendall desviava regularmente o rosto para olhar na direco de uma das hlices, a sua cabeleira desdobrava-se em vagas que ondulavam no ecr, elevando-se ao ponto de ameaar as embarcaes do 'The Shipwreck'. Noutros momentos foi o quadro de Turner que introduziu um perigo no universo do filme. O seu rosto aparecia submerso entre as vagas bem como o seu pescoo aparecia ligeiramente dilacerado pela vela de um navio que aparecia no centro da composio como a lmina de um machado gigante. A instalao props uma reflexo sobre a natureza do olhar do espectador do filme, que era multiplicado figurativamente pela presena das ventoinhas na sala de exposio e ricocheteado pelo olhar de Eve Kendall. A angustia causada pela representao da tempestade repercutia-se fora do ecr graas ao turbilho gerado pelas hlices.

Portrait a l'cume
Tcnica : vdeo ; c/ cor, s/som ; mquina de bolas de sabo e projector; durao aproximada das montagens : loops de cerca 6 a 8 min; assistncia tcnica montagem: Xavier Gautier; assistncia tcnica instalao: Davide Freitas; instalao criada para a exposio Under Hitchcock . Da srie 'Essence de lImage', 'Portraits Olfactifs'.

Consagrado personagem de Madeleine (Kim Novak) em 'Vertigo', 'Portrait lcume' desenvolve-se em dois espaos contguos. No primeiro, num respiro do edifcio encontra-se instalada uma mquina de bolas de sabo, que projecta intermitentemente, bolas de sabo. Num segundo espao interior projectada a montagem que rene diversos extractos de 'Vertigo'. No primeiro espao as bolas de sabo so a metfora da desencarnao de Madeleine e excluem qualquer recurso s imagens do filme. De acordo com o estatuto que lhe atribudo por Hitchcock, Madeleine um envelope vazio, uma superfcie transparente susceptvel de desaparecer a qualquer momento. As bolas de sabo rseas prope igualmente a materializao do seu rastro olfactivo. Sugerindo a passagem da personagem pelo jardim, e fazendo eco sua ausncia. Madeleine aparece simultneamente como um fantasma e uma criatura inacessvel, um objecto sofisticado e ofuscante de desejo que a extrema fragilidade das bolas simboliza impossvel de capturar. Esta representao, no encontra uma correspondncia explicita no filme, encontra-se ancorada numa outra referncia presente em 'Vertigo'. Diversas vezes, e particularmente na sequncia em da sua primeira apario na historia, Madeleine comparvel figura central do Nascimento de Vnus de Sandro Boticcelli. As bolas de sabo que percorrem a Solar substituem as rosas perfumadas que no quadro caiem numa chuva em torno da deusa. Materializam a espuma que na mitologia greco-romana d nascimento a Vnus. A montagem vdeo apresentada num segundo espao detm-se nos numerosos dcors do filme, com o recurso dissoluo das imagens no ecr negro, que permite reagrupar os espaos invocados. Mesmo se se apresentam a um olhar mais distrado isentos de presena humana, adquirem vida por imperceptveis movimentos ou aparies fantomticas, que imprimem um ritmo lancinante projeco. Induzido pelo ritmo dos planos e pela sucesso dos dcors que respeitam aproximativa mente o desenvolvimento da historia de 'Vertigo', o espectador faz livremente apelo s suas recordaes do filme, como faria um msico perante uma partio musical incompleta.

Lovely Memories
Doze montagens utilizando diferentes extractos de 'Frenzy', de Alfred Hitchcock (1972). Durao das montagens : de cerca 11 segundos a 13 minutos; assistncia tcnica montagem: Xavier Gautier; assistncia tcnica instalao na galeria: Davide Freitas; instalao criada para a exposio Under Hitchcock . Concebido para a exposio Under Hitchcock. Srie 'Essence de lImage', 'Portraits Olfactifs'.

Uma enorme quantidade de batatas encontra-se amontoada no espao da exposio. Um sapato de mulher, um escarpin, jaz no topo do monte de tubrculos no qual foi enterrado parcialmente um velho televisor. No ecr podemos vislumbrar um extracto de 'Frenzy', onde vemos o personagem de Brenda Blaney (Barbara Leigh-Hunt) a tentar arrancar-se de uma poltrona. Um baloio est pendurado em frente ao televisor. O visitante pode sentar-se para ver as imagens no ecr ou para se balanar por cima das batatas. Quando o baloio entra em movimento a imagem de Brenda desaparece momentaneamente dando lugar a uma outra srie de montagens onde aparecem, sob a forma de flashes, diferentes extractos de 'Frenzie'. Emergindo do aparelho uma voz inicia uma ladainha - lovely, lovely, lovelys , proferidos ameaadoramente. Uma webcam esta escondida entre as batatas, de forma a filmar em plano inclinado os visitantes que se balanam na sua direco. As imagens que a cmara capta so difundidas em directo num ecr de computador disposto num outro espao da galeria. A presena dos tubrculos remete imediatamente para uma das sequncias de 'Frenzy', onde Rusk tenta recuperar entre os dedos de Babs, dissimulada dentro da carga de um camio, o alfinete de gravata que poderia permitir policia identific-lo. O baloio e o sapato de taco alto que empoleira o montculo alude pintura 'Les Hasards Heureux', de 'LEscarpolette', de Fragonard, cuja reproduo aparece no filme, pendurada exactamente atrs da secretria de Babs. Decidindo baloiar-se o visitante assume um duplo papel. Por um lado assimila-se a Babs sendo projectado como ela em direco ao monte de batatas e tamb na Brenda, outra vtima de Rusk, que apresenta caractersticas que a assemelham figura feminina de Fragonard. A montagem refora esta analogia. Os movimentos de Brenda so re-trabalhados para simular o seu balano na excarpolette. Anunciando ou prolongando o baloiar dos visitantes sobre as batatas, estes movimentos provocam entre o personagem e os visitantes, um jogo de espelho que refora a projeco no universo da pintura e do filme. Era assim instalado um perigo suspenso, uma ameaa que o visitante pode escolher desafiar ou no, arriscando-se fisicamente no seio da instalao, esta vertigem pode recordar a do abandono a que se entrega o espectador numa sala de cinema.

IMAGINARY FILM SET# 05, Carlos Lobo, 2007

IMAGINARY FILM SET# 05, Carlos Lobo, 2007

CARLOS LOBO - IMAGINARY FILM SET# 05
Concebido para a exposio Under Hitchcock.

Esta obra, que integrava a srie Untitled Film Sets, produzida para apresentao na Solar, constituda por uma imagem fixa, que remete para um plano do filme Psycho de Alfred Hitchcock, nomeadamente o plano em que se v a casa sinistra no alto da colina. A imagem, apresentada numa caixa de luz e suspensa numa estrutura tubular, cria a sensao de um ecr de cinema.

Em exibio permanente no exterior da Galeria.

Phoenix Tapes,  # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 2 Burden of Proof, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 3 Derailed, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Phoenix Tapes, # 3 Derailed, Matthias Mller e Christoph Girardet, 1999

Alpsee, Matthias Mller, 1994

Alpsee, Matthias Mller, 1994

MATTHIA MLLER
Phoenix Tapes
PHOENIX TAPES mostra excertos remontados de filmes de Alfred Hitchcock, em captulos baseados numa seleco pessoal dos vrios leitmotifs dos filmes de Hitchcock. A consequncia desta opo passa no s pelo realar das obsesses de Hitchcock com certo tipo de movimentos repetitivos e com simbologias de grande carga visual mas tambm pela sugesto de que estas aces so parte de uma linguagem gestual universal que compreende formas de comunicao tanto cinematogrficas como quotidianas. A instalao era constituda pelas sequncias 'Burden of Proof' e 'Derailed'.
Burden of Proof: Uma miscelnea de grandes planos e uma homenagem magia e beleza dos detalhes que se podem encontrar nas obras de Hitchcock. O filme segue a pista dos temas principais nos filmes da carreira de Hitchcock.
Derailed: A montagem dinmica de Derailed confrontava o espectador (e o protagonista do filme: um passageiro de combio que dorme) com imagens sombrias e de sonho envoltas em planos de locomotivas a vapor e peas de maquinaria em movimento uma fbrica de sonhos monstruosa que liberta os cones perturbadores da angstia existencial.

Alpsee
Uma infncia nos anos sessenta. Bate um corao guardado. Chovem vozes na cidade. Uma rvore nasce no planeta Marte. um milagre. Fotografado com uma requintada sensibilidade para os interiores e uma criatividade frentica, ALPSEE encena a entrada na maioridade de um rapaz, o difcil fosso entre a dependncia infantil e a individualizao da maturidade. Quase sem palavras, Mller progride por analogia e sindoque, juntando instantes enquadrados de forma precisa dentro de casa e coligindo-os como provas. O esplndido esquema cromtico deste filme e a sua iluminao marcam um corte significativo por parte de Mller com as suas obras mais limitadas dos anos 80. - Mike Hoolboom, Millenium Millenium Film Journal, New York, 1997

Zoo, Salla Tykk, 2006

Zoo, Salla Tykk, 2006

SALLA TYKK ZOO
Uma mulher fotografa jaulas num zoo. Os animais seguem-na com os olhos, o espectador e o objecto trocam de lugares. A mulher mergulha em guas profundas, onde decorre um violento jogo de rugby subaqutico. Tenta vir tona para respirar.

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