Desde as primeiras peças ou exposições realizadas nos anos 90 até às mais recentes, a produção artística de Miguel Palma tem refletido processos de continuidade, de work in progress, que fundamentam uma perspetiva de investigação de longo curso, imune ao desgaste. Na Galeria Solar, ele expõe Densidade, um conjunto de trabalhos que evidencia processos, movimentos, qualidades ou estados físicos, por intermédio de experiências mecânicas, com relações de sentido com a complexidade e contingências da existência no mundo atual. Dotada de um agudo sentido de ironia, a sua proposta consiste em fazer ver que qualquer coisa se pode transformar numa outra.

Pedro dos Reis é o artista convidado por Miguel Palma para desenvolver um novo projeto no âmbito da iniciativa Cave, promovida pela Solar. Nesta exposição, a partir de uma mensagem simples e concreta – Sometimes the best way to find something is to move away from it – Pedro dos Reis remete-nos para o domínio da experiência e da observação das suas imagens, projetadas numa instalação de diapositivos, evidenciando diferentes perceções sobre a relação que mantemos com os espaços por onde passamos. Num jogo que caracteriza a incoerência da mobilidade, a distância pode afinal representar um encontro e a proximidade pode confrontar-nos com a distância do conhecido.

As duas exposições serão acompanhadas por um catálogo que mais não faz do que alargar o encontro com as obras em exposição e documentar cada projeto, com processos de diálogo que estimularam a conversa e a escrita em torno da experiência da arte, aqui numa rara conjunção de escultura, fotografia, e objetos cinemáticos.

Sandra Vieira Jürgens

:::

Organização: Curtas Metragens CRL
Solar - Estrutura financiada por: Presidência do Conselho de Ministros /Secretaria de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Vila do Conde
Apoio à Divulgação: Cision, ArteCapital.net, Metro do Porto, RTP2

Direcção Artística: Nuno Rodrigues, Mário Micaelo, Miguel Dias, Dario Oliveira
Curadoria: Sandra Vieira Jürgens
Coordenação de Produção: Davide Freitas
Montagem da Exposição: Davide Freitas, Ivo Teixeira, Francisca Gonçalves
Produção, Apoios Institucionais: Raquel Moreira
Apoios: Jussara Oliveira
Comunicação: Daniel Ribas
Imprensa: Felicidade Ramos
Spot vídeo: Pedro Maia
Design gráfico: DROP

© 2014 Curtas Vila do Conde