Sob Influência de Kubrick

O cineasta americano Stanley Kubrick (1928-1999) uma figura incontornvel do cinema das ltimas dcadas do sculo vinte. A sua obra monumental continua, por isso, a influenciar os novos cineastas e artistas visuais do cinema e da arte contempornea. Filmes como A Laranja Mecnica (1971), The Shining (1980), 2001: Odisseia no Espao (1968) ou mesmo De Olhos Bem Fechados (1999), so obras essenciais da arte cinematogrfica e da experimentao narrativa. Por isso mesmo Kubrick utilizou e experimentou abundantemente o cinema de gneros: terror, fico cientfica, filme histrico ou mesmo o melodrama. Os seus mtodos meticulosos (de que o exemplo mximo a repetio exaustiva de takes), e a sua capacidade de inventar novos mtodos cinematogrficos (lembremo-nos, por exemplo, das lentes que foram utilizadas em Barry Lyndon, 1975) tornam-no, de facto, num dos mais importantes autores da histria do cinema

2012 Odisseia Kubrick , por isso, uma celebrao do gnio do cineasta e do lastro da influncia das suas obras. O momento mais importante deste tributo centra-se numa exposio na Solar Galeria de Arte Cinemtica e no Centro de Memria, que inclui trabalhos de realizadores e artistas visuais que se apoiam na importncia filosfica e cinematogrfica de Stanley Kubrick. Sero, por isso, exibidas obras de Graham Gussin, Johan Thurfjell, Nicolas Provost, Sheena Macrae, e dos portugueses Pedro Tudela, Miguel Soares, Alexandre Estrela, Joo Tabarra e Joo Onofre.

O conceito central da exposio resulta de um elogio e homenagem importncia do realizador por parte da equipa de programao do festival, um pouco imagem do grande sucesso de outra destas experincias: a exposio Under Hitchcok cujas premissas eram, precisamente, perceber a influncia do mestre ingls na cultura contempornea.

As obras que integram esta exposio, maioritariamente produzidas no sculo XXI, demonstram uma grande variedade de abordagens em relao obra de Kubrick e dialogam tambm com as obras dos prprios autores. Para alm disso, estas obras resultam de um fascnio por alguns dos filmes mais populares de Kubrick, sobretudo 2001: Odisseia no Espao, The Shining, bem como da simpatia revelada pelo humanismo austero do realizador. Algumas das cenas mais marcantes destes filmes so, por isso, apropriadas ou reencenadas para dialogarem com as obras dos prprios artistas e para se articularem tambm com o espao museolgico onde vo ser exibidas.

Por exemplo, no caso de Alexandre Estrela, o artista portugus dialoga com o conceito de monolito presente em 2001: Odisseia no Espao e a forma como esse monolito representa o ecr negro no filme de Kubrick. essa reencenao proposta pelo artista portugus. tambm nesse contexto que surge a obra de Joo Tabarra, que filma de novo a clebre cena do osso atirado pelos macacos em 2001: Odisseia no Espao. Neste caso, o osso no faz o match cut com a nave espacial como no filme. Pelo contrrio, desfeito com um tiro seco numa demonstrao realista proporcionalmente oposta dana sideral do filme de Kubrick. Tambm Joo Onofre utiliza 2001 para a sua pea, desta vez usando uma cena espacial do filme, mas colocando-a em espelho, numa soluo escultrica (esta j uma pea datada de 1999). Finalmente, Graham Gussin tambm utiliza a obra-prima de fico cientfica de Kubrick, exibindo dois monitores de incio sincronizado, mas com duraes diferentes, que permitem um dilogo entre passado e futuro narrativo.

Pedro Tudela opta por uma relao com o filme De Olhos Bem Fechados, criando uma pea escultrica que recupera o som caracterstico do filme (e da cena onde se desenrola o encontro da sociedade secreta), associando-o a uma mscara. , portanto, uma reflexo sobre a identidade e o poder que o filme de Kubrick tambm faz. Mais radical a pea de Sheena Macrae que manipula o filme 2001: Odisseia no Espao de forma a torn-lo imperceptvel. A forma escultrica criada (atravs de espelhos) exibe imagens em movimento abstratas mas repletas de movimento e cor tpicos da fantasia futurista de Kubrick.

O filme de Nicolas Provost Induction est perfeitamente integrado na lgica da sua obra, isto , na forma como Provost constri situaes (neste caso filmadas pelo prprio artista) para repensar questes de gnero. A referncia principal deste filme , claro, The Shining e das emoes associadas ao terror (o medo ou o suspense, por exemplo). Uma das caractersticas essenciais , por isso, a construo da banda sonora.

Completam a exposio uma obra de Thrufjell Do You Have the Shine, em que o autor cria um jogo de vdeo e um filme associado a partir da geografia do hotel de The Shining; e duas peas de Miguel Soares Space Junk Beta 0.1 e Time Zones: ambos so animaes 3D em que o autor lida tambm com referncias kubrickianas (por exemplo, 2001: Odisseia no Espao, mas tambm Dr. Strangelove).

A acompanhar esta Exposio haver um programa paralelo que exibir alguns dos filmes mais populares de Stanley Kubrick, como The Shining ou A Laranja Mecnica e um outro menos conhecido:The Killing. Outro dos pontos altos de 2012 Odisseia Kubrick ser a exibio do documentrio Stanley Kubrick A Life in Pictures (2001), com a presena do seu realizador, Jan Harlan. Harlan, que acompanhou de perto a vida pessoal de Kubrick, foi produtor executivo de vrios dos seus filmes e acompanhou a preparao do pico Napoleo, um projeto que infelizmente nunca chegou a ser realizado. Durante a sua passagem por Vila do Conde, Harlan orientar ainda uma masterclass sobre a obra de Kubrick.

Finalmente ser exibido o curioso documentrio Room 237, de Rodney Ascher, que analisa diferentes interpretaes mais ou menos obscuras de The Shining. Estes segredos agora revelados causaram furor no ltimo festival de Cannes e tambm j passarem por Sundance. Provam, assim, que a obra de Kubrick no se esgotar no futuro.

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