14 DEZ, dom., 16:00 + 21:45
Sessão de cinema "Costa da Morte", Lois Patiño, 2013

Teatro Municipal de Vila do Conde, sala 2
Organização: Curtas Metragens CRL / projeto Campus
Em parceria com o Cineclube de Vila do Conde
Horário: 16:00 + 21:45
Duração: 83 minutos
bilhetes sócios do Cineclube de Vila do Conde: gratuito
bilhetes não sócios: 4,5€

Costa da Morte

Longa metragem, documentário, experimental. 2013
HD / 16:9 / color / 83´ / 2013

"Nun entrar do home na paisaxe e da paisaxe no home
creouse a vida eterna de Galiza"
Castelao

Sinopse

La Costa da Morte é uma região da Galiza que foi considerada o fim do mundo durante O Império Romano. O seu nome dramatico provem dos numerosos naufrágios que têm sucedido ao longo da história nesta zona de rochas, nevoeiros e temporais. Atravessamos esta terra observando as pessoas que a habitam: Pescadores, mariscadores, lenhadores… Somos testemunhas do trabalho que realizam, que os leva a manter, ao mesmo tempo, uma relação íntima e uma batalha contra a imensidão do contexto natural. O vento, a pedra, o mar, o fogo, são personagens neste filme, e através deles aproximamo-nos do mistério que supõe a paisagem, entendido como uma unidade juntamente com o homem, a história e o mito.

Nota de intenções

La Costa da Morte fue para mí un lugar mítico antes que real, que fue tomando forma poco a poco a través de las palabras que me llegaban sobre ella. Lo que más me inquietaba de este lugar extremo era su vinculación con la idea de fin y de muerte. Su historial de naufragios le daba un aura peligrosa y enigmática.
En la película quise transmitir el relato oral de los habitantes de la zona, donde se funden historia y leyenda, como un eco mítico que reverbera en el espacio. Sus voces nos permiten descubrir nuevos estratos del paisaje, construir el imaginario colectivo asociado al territorio y ubicarnos en un espacio atemporal.
A través de una doble distancia perceptiva con respecto a la figura humana (lejana en la imagen, próxima en el sonido) buscaba poner en relación la inmensidad del espacio natural con la experiencia íntima de las personas. Y de este modo, desde la contemplación profunda de la imagen, poder diluirnos en el todo, expandirnos, desaparecer en el paisaje de la Costa da Morte.
Lois Patiño

Ficha técnica

Realização, câmara e montagem: Lois Patiño
Colaboração: Carla Andrade
Produçãon: Felipe Lage, Martin Pawley
Som: Miguel Calvo "Maiki" y Erik T. Jensen
Colaboração na montagem: Pablo Gil Rituerto
Música: Ann Deveria

Uma produção de Zeitun Films.
Realizado com o apoio de AGADIC.

© 2019 Curtas Vila do Conde