To Lose Everyday South

A memorizao cumpre-se segundo o princpio de uma melodia, uma reposio, um tema insistente, uma variao, uma fuga, um contraponto.
A morte perfaz uma montagem em velocidade relmpago das nossas vidas conjugando o nosso presente que infinito, instvel e incerto. A montagem consegue para a matria flmica aquilo que a morte consegue para a vida.
impossvel percecionar a realidade enquanto ela se desenrola seno a partir de um nico ponto de vista, e este pertence sempre ao sujeito que a perceciona. A realidade vista e ouvida medida que se desenrola, sempre no tempo presente.
No existe viagem sem regresso.
O presente torna-se passado: um passado que, por motivos meramente cinematogrficos (e no estticos) est sempre no modo presente (um presente histrico).
A memria permite um fluir interminvel de conexes. Se cada imagem conta uma histria, ento a acumulao destas imagens est mais perto da experincia da memria, uma histria sem fim. Mas quanto mais nos aproximamos de uma imagem mais ela recua.
Trinta segundos de uma rvore no so trinta segundos de uma rvore.
Em Sud (Sul, 1999), uma rvore evoca um homem negro que poder ter sido enforcado. Se mostrar uma rvore durante dois segundos, esta segunda camada no estar l - ser somente uma rvore. a durao que estabelece isso.
As naturezas mortas de Ozu perduram, tm durao, mais de dez segundos de vaso: esta durao do vaso precisamente a representao daquilo que perdura, atravs da sucesso de diferentes estdios.
o tempo que leva morte. Tirei duas horas da vida de algum. Durante este tempo sentimos a nossa existncia.
No exerccio da viagem, o primeiro viajante que encontramos somos ns.
Um smbolo consiste de um significante e de um significado mas tambm de uma terceira instncia de mediao - o intrprete.
A primeira imagem de La Jete a do aeroporto de Orly perto de Paris.
O avio edifica em termos metafsicos e filosficos: sentimo-nos de sbito um fragmento de um enorme todo, um nfimo pedao de uma enorme mecnica que nos transporta e nos ultrapassa. Sentimos que pertencemos a esta terra, a estes elementos, mas a nenhuma nao em particular. Que idioma falar quando entramos no avio? O do pas deixado para trs ou o do pas de destino?
A alternncia entre partidas e chegadas possibilita uma definio de habitar (a habitao no se resume ocupao de um lugar).

I dream how, stretched out with my head here and my feet there, so near this southeast corner of the Tartar city, I find myself lying exactly north to south. Like all the houses, palaces, shacks of Beijing, my house, my shack, my palace, is very astronomically oriented, occidented, trimming its major buildings exactly toward the south. This is an imperial rule among all: Let the Emperor be named, He Who Faces South!
Exoticisms power is nothing other than the ability to conceive otherwise.

Vincular de modo diferente os pedaos dspares, redistribuir a sua disseminao, orientar, respeitar, remontar sem pretender resumir nem esgotar.
Last chapter:
Exoticism. A bloated and compromised word, abused, ready to explode, to burst, to empty itself of everything.
Despite its already somewhat compromised title, it will not have much about the tropics or Palm trees, coconut trees, Asian Palm trees, or guava trees, unknown fruits and flowers;
A few coloured tears will be shed there, but their quantity will soon dry up.


Conflito dentro do plano um atlas em potncia.

Tatiana Macedo, 2014

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