A programao da Solar Galeria de Arte Cinemtica parte, mais uma vez, explorao de um certo territrio de fronteira entre as artes plsticas e o cinema. Contando j com um currculo considervel de exposies e atividades paralelas de artistas que experimentam dispositivos que situam ora num campo, ora no outro, ou ento ambivalentes, selecionados entre os mais relevantes em Portugal ou no estrangeiro, por um lado, ou entre os mais interessantes dos considerados emergentes em territrio nacional, por outro, resulta de um conjunto de decises, muitas vezes corajosas e difceis. A essas decises infere um esforo contnuo no apoio criao de obras originais de artistas cuja relao se estabelece, numa primeira instncia, com qualquer um dos sectores de atividade da Curta Metragens CRL. Por ser um artista cuja obra olha para o cinema, a Solar inscreve agora, mais uma vez, o nome de Joo Tabarra como um dos seus autores, numa estratgia propositadamente por vrias vezes repetida. Uma relao que se estabeleceu j h muito, de proximidade, e em vrios momentos: primeiro, o da participao na exposio intitulada 2012 Odisseia Kubrick, obviamente em 2012, com uma vdeo instalao, The Moonwatchers Defeat, de 2007; depois, com a participao no jri da competio experimental do 22 Curtas Vila do Conde, em 2015. Agora, Joo Tabarra, olha mais uma vez para o cinema, experimentando sobre a apropriao de um trailer nunca visto pelo pblico, de Jean-Luc Godard, para o filme Numro deux.

Mas antes de se tecerem quaisquer consideraes sobre o trabalho desenvolvido e do qual resulta esta exposio, antes dos textos analticos de Nicole Brenez e Jonathan Rosenbaum, vejamos o que, na primeira pessoa, Joo Tabarra nos revela:

Ainda em 2015, Nicole Brenez, com quem tenho trabalhado nos ltimos tempos, props-me a aceitar um desafio enviando-me um trailer para o filme Numro deux" de Jean-Luc Godard, 1975. Com aprovao do prprio Godard, a ideia era aparentemente simples: podia usar para o meu trabalho os quatro minutos cinquenta e seis segundos e vinte frames de filme desde que lhe enviasse uma cpia digital de alta qualidade, realizada a partir do negativo original em 35mm.

Confesso que depois de uma fase eufrica, dada a excecionalidade da oportunidade, se seguiu um tempo de dolorosa obsesso e mesmo medo. Vivi durante estes quase dois anos como que dentro do que ns (eu e a Nicole) chamamos, em tom de brincadeira mas carinhoso, a God Box! Depois de inmeras conversas com Nicole Brenez, que acreditava que eu teria a sensibilidade que se impunha para trabalhar este material, parti de sete questes de um texto da prpria, intitulado por Under Reconstruction , utilizando-as como um guia para desenvolver uma instalao site-specific para a Solar. Neste texto encontrei sete afirmaes que proponho, agora, que sejam entendidas como questes, cada uma delas colocada num dos sete filmes que integram a instalao. Trabalhando a partir da linguagem fragmentada do autor, insisto numa proposta de investigao sobre o cinema, sobre as imagens e sobre as respostas que podemos ainda dar s questes cruciais com as quais a contemporaneidade nos confronta, usando as narrativas visuais num mundo onde a imagem parece ser cada vez mais espetacularmente excessiva.

Assim, a partir de dia 8 de outubro, ser apresentada na galeria Solar uma obra original dividida em sete filmes, com precisamente 4'56''20 de durao cada um, durao que origina tambm o ttulo do projeto: 4.56.20.

Mais uma vez, a partir da insistncia de Nicole Brenez e da sua confiana no meu trabalho, acabei por enviar os filmes a Jonathan Rosenbaum, segundo ela algum muito especial e que compreenderia o que eu teria conseguido fazer com o material que me foi disponibilizado. Superando as minhas expectativas mais positivas, a resposta foi fantstica. Podemos, assim, contar com mais um texto para este pequeno catlogo, o que, sem dvida, constituir um elemento de anlise bastante enriquecedor.


Mrio Micaelo e Joo Tabarra

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