Um Campo de Aviao , cartaz do filme - verso em ingls.

Um Campo de Aviao , cartaz do filme - verso em ingls.

Um Campo de Aviao, fotograma do filme

Um Campo de Aviao, fotograma do filme

Um Campo de Aviao, fotograma do filme

Um Campo de Aviao, fotograma do filme

UM CAMPO DE AVIAÇÃO

Joana Pimenta
Portugal/EUA, 2016, Video, 14, loop


Um campo de aviao num subrbio desconhecido. O lago debaixo da cidade queima as ruas. As montanhas atiram rocha nos jardins. Na cratera de um vulco, uma cidade modelo levantada e se dissolve. Duas pessoas encontram-se neste lugar, separadas por cinquenta anos.

Braslia foi construda na linha do horizonte. artificial. Comeou com um X desenhado no meio do cerrado deserto, os traos das suas coordenadas apagando as camadas de histria enterradas debaixo do seu solo. Histrias de partidas e de chegadas entre Portugal, frica e o Brasil. A sua brancura pristina carrega a pretenso universidade horizontal do modernismo utpico, recusando refletir no cho de cimento e nas paredes intocadas a sujidade da sua ereo. Braslia, a cidade imaginria, foi construda sem lugar para ratos.

Em coordenadas geogrficas paralelas, do outro lado do oceano, um X marca um reverso. O Fogo ergue-se por cima. A cada cinquenta anos o vulco no centro desta ilha dissolve a arquitetura das construes permanentes. Fogo, o cho reverso do qual Braslia foi construda, sequestra cidades inteiras dentro da sua cratera e ciclicamente as apaga.

Entre os dois, Um Campo de Aviao constri um lugar. Um futuro geogrfico jaz j no passado de uma cronologia impossvel. A histria da construo de uma cidade elide com a destruio de outra, as duas ao mesmo tempo vulcnicas e glaciais, naturais e construdas, orgnicas e eletrnicas, uma e a mesma, um mundo que , por si s, j um artefacto enterrado. Atravs da construo manual de maquetes e de mattes, desenhados e montados para serem filmados, mais que imaginar uma experincia, Um Campo de Aviao tenta experimentar uma imaginao. Algures entre a etnografia e a fico cientfica, procura-se a narrao da viagem impossvel da explorao: aterramos gloriosamente num lugar que no podemos perceber, somos incapazes de o reconhecer, e morremos antes de poder fugir. Narra-se uma arquitetura construda a partir de papel e de imagens que se procura tornar uma geografia real. A cmara circula entre estas construes manuais como um veculo impossvel, vindo do espao, ao mesmo tempo pequeno demais para as conter e demasiado grande para caber l dentro, s vezes to longe que as imagens demoram a formar, outras perto demais para esconder as marcas e as imperfeies a partir das quais se formam novos lugares.

Braslia e o Fogo so aqui totens, monlitos, paisagens hostis para serem erigidas e logo destrudas a partir de papel, gro e destroos. Dois pontos de uma linha, cercados pelas paredes circulares de uma montanha.

E l me encontro, viajante no tempo, arquelogo do espao, a tentar reconstruir o exotismo a partir de parcelas e destroos.

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