detalhe da instalao

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Detalhe da instalao

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TOMANDO-LHE A MÃO FIZ COM QUE

SEUS DEDINHOS ROÇASSEM OS

ATALHOS DA MINHA GERINGONÇA,

E DEPOIS SE MOLHASSEM DENTRO DO

QUE ELA DIZ DOCE ESCULTURA 2017

Lcia Prancha
Portugal/Holanda,2017,Instalao

As esculturas exploram o tempo morto no atelier, uma srie de desenhos gerados pelo tdio quando se aguarda a exportao demorada de vdeos. Constam de trs serigrafias sobre acrlico, com 90x210x3cm (tamanho das mesas de trabalho na Jan van Eyck Akademie), estruturas metlicas, relgio digital e p.

O conjunto de trs esculturas em acrlico preto replicam a parte de cima da mesa de trabalho da artista. Estas peas operam como um index do tempo morto no atelier, atravs de grafismos produzidos em momentos de tdio, evidenciados e espelhados ao espectador, da impresso das prprias mos do artista na superfcie do material que se assemelha aos ecrs de telemveis e computadores. As impresses em serigrafia sobre o acrlico tomam a forma de lquidos que escorrem, de pinceladas digitais, uma srie de elementos que funcionam como um desencadeador de projees da (no) atividade do artista no seu atelier

detalhe da instalao

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CARTAZES PARA

THE TRUE SENTIMENTAL BITCH

Lcia Prancha
Portugal/Holanda, 2016,Installation

6 posters para o vdeo The True Sentimental Bitch (2016), cada um com 87x197cm, (o que corresponde ao tamanho de um colcho). Srie de 11 posters.
O trabalho tem vindo a interrogar ideias em torno de visibilidade examinando o estado das coisas que se mantm escondidas, ou mantidas invisveis. Por exemplo, quando fao um filme sobre um fantasma colonial, como Sebastio, O Fantasma, 2015, ou em Sentados sobre o Brasil: rplicas de cadeiras de Lina Bo Bardi, replico mobilirio da designer e arquiteta modernista italo-brasileira Bo Bardi que, em 2012, ainda estava enquadrada no grupo de mulheres artistas historicamente negligenciadas.

Por meio destes interesses tenho vindo a explorar as tenses entre esttica, perceo e poltica repensando episdios histricos e sociais atravs de vdeo, escultura e materiais impressos. Frequentemente, estes meios resultam numa srie de trabalhos destinados a articularem-se entre si, numa situao de instalao ou num contexto especfico.

Atualmente, estou a pesquisar o modo como o sono, a inatividade e o tdio podem representar formas de resistncia poltica. O filme SleepWorkers, de 2017, mostra imagens dos trabalhadores e artistas em residncia na Jan Van Eyck Akademie em Maastricht onde vivi no ltimo ano a dormir. Como tambm por ser constatado na curta The True Sentimental Bitch, de 2016, uma histria de uma rapariga no seu quarto. Ela tem pesadelos, sonhos e flashbacks da histria do cinema, incertezas e medos.

O conjunto de trs esculturas em acrlico preto replicam o tampo da minha da minha mesa de trabalho. Estas peas operam como um index do tempo morto no atelier, atravs de grafismos produzidos em momentos de tdio evidenciados e espelhados ao espectador, da impresso das prprias mos do artista na superfcie do material que se assemelha aos ecrs de telemveis e computadores.

Assim, por meio de um olhar alternativo da Histria e da maneira como perceciono o Hoje, pretendo empurrar o espectador simultaneamente num exerccio entre a distncia e a proximidade, a atrao e a reao. Ao desconstruir e desarticular questes por meio de linguagem, desafiando o espao de exposio, como uma forma de reexaminar as relaes sociais que possam inspirar aes possveis e futuras.

Assim, por meio de um olhar alternativo da Histria e da maneira como perceciono o Hoje, pretendo empurrar o espectador simultaneamente num exerccio entre a distncia e a proximidade, a atrao e a reao. Ao desconstruir e desarticular questes por meio de linguagem, desafiando o espao de exposio, como uma forma de reexaminar as relaes sociais que possam inspirar aes possveis e futuras.

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