14/10 - 25/11/2017


Salomé Lamas: Solo

A Curtas Metragens Cooperativa de Produção Cultural CRL, desde s sua génese, dedica-se à programação cultural vinculada ao cinema e, à produção de obras originais, quer cinematográficas, quer artísticas. A sua atividade desenvolve-se envolvendo artistas e realizadores com os quais mantém uma relação de proximidade, na maioria dos casos, fomentada a partir do reconhecimento mútuo e das passagens pelo Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema ou pelas exposições da Solar Galeria de Arte Cinemática.

O caso de Salomé Lamas, realizadora cujo percurso tem vindo a ser acompanhado muito de perto, tanto no Curtas Vila do Conde como em diversos projetos de produção, incluindo a de algumas obras originais desta exposição individual na Solar, é um dos mais relevantes e promissores, não só pela sua relativa juventude, mas também porque as características intrínsecas ao seu trabalho muito se coadunam com a lógica de programação e de produção desenvolvida pela direção artística da cooperativa.

Os seus filmes são produzidos com a sua participação efetiva enquanto realizadora, posicionando-se no terreno de forma contemplativa, mas também incisiva e direta no contacto com as personagens, sujeito dos filmes. Enquanto investigadora e autora dos projetos, intervém em todas as fases da produção, incluindo a da montagem e finalização. Aqui, em complemento a todo o trabalho criativo desenvolvido anteriormente, dedica-se ativamente na definição da apresentação final das obras em exposição. Desde a ideia original que precede cada filme, até à sua transmutação em obra de arte instalada, tem conseguido não só evidenciar o seu cunho pessoal, mas também critérios de exigência que em muito se coadunam com a linha programática da galeria: obras rigorosas e muito criativas, que rompem com fórmulas pré-estabelecidas e que se situam numa terra de ninguém, algures entre o documentário e a ficção, as artes-plásticas e o cinema.

© 2017 Curtas Vila do Conde