CHANT portraits

2004, 3DVD, 60min com Carla Bolito, Vera Mantero, Isabel Ruth prod. Temps d’Images/Dupla Cena
CHANT portraits, 60 minutos para um retrato em movimento, retratos de tres artistas portuguesas - Carla Bolito, Vera Mantero, Isabel Ruth - três gerações diferentes de artistas do teatro, da dança e do cinema. Entre o tempo de uma canção e o tempo de um retrato, trabalhei a extensão de tempo máxima do meu suporte -60 minutos-, o canto, a frontalidade e a composição em tríptico. Foram realizados nos “Chantiers” , espaço de criação e diálogo entre artes visuais, cinema e artes do espectáculo, do Festival Temps d’Images.

MOUVEMENT portraits

2006, 2DVD, 11min com Ayshé Orhon, Marine Broise, Mala Kline, Claudine Zimmer, Estelle Delcambre, Nina Dipla, Frédéric Pouillaude, Myriam Lefkowitz, Adil Bouh, Laure Visse prod. laf no âmbito de uma colaboração com Dansem, Marseille/Lluis Ayet-AssoActa, Montpellier
Filmei e realizei o primeiro estudo para esta instalação em Marselha, no âmbito de um atelier de dança contemporânea e imagem, dirigido por mim e pelo coreógrafo Lluis Ayet, Dez bailarinos retratados logo após uma intensa sessão de trabalho, na passagem da dépense física para uma reflexão sobre o princípio do movimento. Trabalhei tempos de exposição variáveis, relacionados com o processo de recuperação e pensamento de cada bailarino. Para a instalação escolhi a composição dupla, especular, dois retratos de um lado e do outro do espectador.

VUE portraits

2006, 3 dvd 35min com Nejib Ben Kalfallah, Lea Capkova, Sérgio João Madlate, Lacina Coulibaly, André Lepecki, Carlos Oliveira, Danya Hammoud, Maria Clara Villa-Lobos, Domingos Amosse Bié, Linda Samaraweerova, Paula Varanda, Elizabeth Corbett, Luís Da Rosa, Marcela Levi, Boyzie Cekwana, Zoe e Thierry Johnson Randrianjanaka, Vera Mantero, Keng Sen Ong prod. laf no âmbito de uma colaboração com Danças na Cidade
Os VUE portraits são um projecto em torno da visão e evocação de imagens. A memória e a visão. À representação do rosto sobrepõe-se à da imagem evocada pelo modelo, a imagem de uma janela. As janelas foram filmadas durante o encontro “Dançar o que é nosso” em Lisboa, com performers vindos de diversos países do mundo. Série de retratos de duração variável em composição de múltiplas projecções.

REFLECTION portrait

2005/6,2 dvd 19min com Monica Calle e Livia Serpieri a partir do projecto teatral ‘SENSO’ de Carlos Pimenta, Luciana Fina e Mónica Calle, prod. Teatro Nacional D. Maria II.
REFLECTION portrait nasceu durante a criação da peça teatral Senso (encenação de Carlos Pimenta, Luciana Fina e Mónica Calle) - a partir do filme de Luchino Visconti e do texto original de Camillo Boito. Trabalhei o retrato da actriz - Mónica Calle - entre o tempo da representação e o tempo de um retrato, jogando com a personagem e as convenções do teatro, fazendo conviver o écran e o palco. Um jogo de espelhos e de memórias, retrato filmado no Teatro La Fenice de Veneza, o lugar que Visconti escolheu para a memorável sequência de abertura do filme, com Alida Valli no papel da Condessa Livia Serpieri.

Il Distacco

2006, 1 DVD, 8min
O momento em que termina o retrato. Estreia mundial na Solar- Galeria de Arte Cinemática.

© 2019 Curtas Vila do Conde