NO HAY TIERRA MÁS ALLÁ

Samuel M. Delgado, Helena Girn Espanha 2018
Projeo de filme 16mm, 3, loop, cor, sem som.
Cubo de acrlico com gua de mar sobre base giratria.
2 canais de som, estreo.



Non terrae plus ultra, no hay tierra ms all para aqueles que ousem cruzar as colunas de Hrcules, aquelas que delimitam o fim do mundo conhecido. Esta velha lenda grega caiu no esquecimento e, mutilada, converteu-se no lema do ainda embrionrio Estado Espanhol.

As ilhas Canrias, as afortunadas, que nesse momento ainda no tinham sido conquistadas na totalidade pelos castelhanos foram a ltima terra que os marinheiros de Cristvo Colombo pisaram antes de chegar Amrica. Esse territrio converteu-se num laboratrio, num banco de provas onde se desenvolveram muitas das estratgias e modelos sociais exportados pelos conquistadores para o novo mundo, e que se tornaram letais para os aborgenes que as povoavam.

Atualmente, as suas mmias, expostas nos museus de histria e antropologia, longe do lugar em que algum decidiram permanecer, so os nicos testemunhos daquele tempo que nos lembra que todo o documento cultural no seno um documento da barbrie.

A sua histria, como a das mulheres, foi negada insistentemente pelo relato oficial. Os seus vestgios deixaram um rastro oculto que, ainda que borratado e impreciso, nos chega hoje com a potncia da uma revelao, permitindo-nos questionar e subverter as crenas em que se fundamenta este Estado.

Em analogia com a ideia da histria oficial como construo ideolgica, que simplifica e mutila tudo o que sai da sua copa, neste espao, o projetor, construdo para eliminar todas aquelas aberraes luminosas que a luz gera, revela-nos os reflexos fantasmagricos e vises a partir das imagens do nosso filme Plus Ultra. Atravs da imerso, evocamos um estado latente e subterrneo, uma viagem sob a influncia da gua, da luz e do som.






Samuel M. Delgado, Helena Girn

Helena Girn licenciada em comunicao audiovisual, mestre em argumento pela UC3M e em montagem pela ESCAC. Atualmente, o seu trabalho foca-se no cinema documental e experimental recorrendo a materiais fsicos e processos fotoqumicos. Samuel M. Delago cineasta, argumentista e professor convidado na EICTV de San Antonio de Los Baos, Cuba. Escreveu e realizou o premiado Malpais (2013). O seu trabalho colaborativo explora as relaes entre mitologia e materialismo. Os seus filmes foram exibidos em vrios festivais internacionais de cinema, como no TIFF, Mar De Plata Film Fest, IFF Rotterdam, Curtas Vila do Conde FIC, entre outros. O ltimo filme desta colaborao, Plus Ultra, foi selecionado para o FICUNAM 2018 e para o Locarno Festival. Em 2015 e 2016, foram exibidos no Curtas Vila do Conde FIC dois filmes da dupla: Sin Dios Ni Santa Mara e Montaas Ardientes Que Vomitam Fuego, respetivamente.

© 2019 Curtas Vila do Conde