EL PAISAJE ESTÁ VACÍO Y EL VACÍO ES

PAISAJE


Carla Andrade Espanha 2017/2018
Retroprojeo de vdeo HD, 15, cor, som estreo.
Impresso UV de fotografia sobre plexiglass transparente, lmpada led, 3 auscultadores, monitor LCD.


A viagem um processo inerente ao meu processo de criao. A mudana enquanto desejo de desapego, de libertao das verdades nicas universais, to caractersticas da minha educao, para me encontrar, e no tanto compreendendo, mas aceitando que as formas de conhecimento so ilimitadas. Deste modo, El paisaje est vaco y el vaco es paisaje nasce de uma dessas deslocaes em busca de outras formas de entender o mundo.

Atravs da experincia direta do deserto de Atacama e dos fenmenos e transformaes que a ocorrem, retiro a cosmoviso integrada prpria da filosofia andina, na qual os fenmenos naturais esto intimamente ligados aos fenmenos mticos e vida social. Uma realidade em que, como refere a afirmao do poeta coreano Dalchin Kim que d ttulo instalao, no existe reconhecimento discriminatrio nem incompatibilidades entre termos antagnicos, pois as coisas no tm o valor do reflexo. Tudo est interligado, relacionado e recproco. Ao contrrio da existncia separada e mnada, ens inquantum ens (o ser enquanto ser), sobre a qual assenta a metafsica ocidental.

Partindo deste princpio de interconexo e coexistncia, o filme central disseminado e desintegrado por toda a sala, submergindo o espectador num espao tetradimensional em que certas camadas de significado, que no filme se mantm ocultas, ganham forma fora do ecr. Observamos o que est longe e desconhecido e, ao mesmo tempo, o que temos mais ao p; a Pachamama; palavra polissmica que, na lngua quechua, se refere ao conjunto do cosmos e da natureza. Alm disso, filosoficamente, Pacha significa "universo ordenado em categorias espacio-temporais, mas no como algo simplesmente fsico e astronmico. Deste modo, aproximamo-nos destas outras esferas atravs de peas sonoras cujas vozes, em quechua, snscrito e ingls acompanham imagens estticas. Estas vozes, que representam trs sistemas de conhecimento distintos e simbolizam os trs camadas de realidade relacionadas entre si, em que se divide Pacha [hanaq pacha, kay pacha e uray pacha], questionam a lngua no apenas como mecanismo de expresso de ideias, mas tambm de relaes metafsicas.

Nesta espcie de laboratrio csmico, que esta instalao recria, no existe lei da gravidade, apenas lei da levitao. A interpretao da realidade apresenta-se como uma fuso entre experincia e intelectualizao e, por essa razo, desafia o discurso hegemnico de produo e receo do conhecimento.



Carla Andrade

Carla Andrade (Vigo, 1983) artista visual formada em Comunicao Audiovisual e a estudar Filosofia. Realizou residncias artsticas em pases como Islndia, Sucia, Nepal ou Chile. O seu trabalho, principalmente fotogrfico e de vdeo, tem sido exposto em centros de arte contempornea como o Museu Guggenheim de Bilbao, o Marco de Vigo, o CGAC de Santiago de Compostela, o Museu do Traje de Madrid, o ele 104, em Paris, e em festivais como PhotoEspaa, Mois de la Photo Off de Paris, entre outros. Vencedora do Prmio Jovem de Artes Plsticas 2013 da Universidade Complutense de Madrid, Prmio Artistas Emergentes Absolut Casa / Arte 2013, Prmio de Aquisio Franc Vila 2013 da Galera Luis Adelantado, Prmio Mulheres-Frum-Dilogo Alliance Franaise (PHotoEspaa 2012) entre outros. Foi premiada com uma bolsa de Criao Artstica Gas Natural Fenosa, ajudas Criao Jovem Madrid da INJUVE, da Fundao BilbaoArte e da VEGAP. Destaca-se a sua colaborao com o cineasta Lois Patio, com quem colaborou nos ltimos dois projetos Costa da Morte e Montaa en sombra", filmes premiados a nvel internacional

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